quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Demissão, já! Todos contra a ministra da Cultura!



Graça Fonseca, nova ministra da Cultura (foto ao lado) já incendiou o meio tauromáquico nacional depois de ter afirmado na sua primeira intervenção na Assembleia da República que o espectáculo taurino "não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização e manteremos como está". Isto, a propósito da manutenção da taxa de iva a 13% para os bilhetes das corridas de toiros, quando nos restantes desce para 6%, depois de questionada sobre o assunto pela deputada do CDS/PP Vânia Dias da Silva.
Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) e da Federação Prótoiro, já anunciou que vai assumir uma tomada de posição "forte e contundente". Hoje mesmo realiza-se uma reunião da Prótoiro, federação que reúne todos os representantes da classe, com o objectivo de tomar medidas que revertam esta decisão do governo de manter nos toiros o iva a 13%.
Também Luis Capucha, presidente da direcção da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP), reagiu através de um comunicado, manifestando o seu repúdio e indignação pelas declarações da ministra Graça Fonseca, acusando-a de "nos tratar, cidadãos de pleno direito deste país, como incivilizados, porque nos revemos na cultura tauromáquica".
O presidente da ATTP, "representante dos mais de 2 milhões de portugueses que gostam de toiros", recorda que "por menos demitiu-se o ministro da Cultura João Soares" e afirma:
"A ministra não é nem mais culta nem mais civilizada do que nós, pelo que lhe exigimos respeito e consideração. Se não o pode fazer, por fanatismo ideológico, então que saia do lçugar que ocupa, que não merece e do qual não está à altura".
Manuel Andrade Guerra, presidente emérito da Real Tertúlia Tauromáquica D. MIguel I e antigo crítico tauromáquico, exige também a demissão da ministra. Num texto publicado na sua página do Facebook, escreve:
"Em qualquer país civilizado, um ministro que insulte os seguidores de uma modalidade artística tutelada pelo Ministério da Cultura seria imediatamente demitido... Mas as atoardas desta 'senhora' têm uma vantagem - todos os amantes das Tradições e da Tauromaquia sabem agora em que partidos não devem votar nas próximas eleições... Talvez então compreendam que não somos um qualquer grupelho: as estatísticas e as sondagens confirmam, sem margem para dúvidas, que somos milhões!".

Fotos D.R.