sábado, 27 de outubro de 2018

Emotiva homenagem a Rui Bento em Alenquer nos seus 30 anos de alternativa

Rui Bento viveu ontem uma jornada marcada pelo reconhecimento e pela
amizade dos amigos de sempre no jantar promovido pelos Forcados de Alenquer
em homenagem aos seus 30 anos de alternativa
Joaquim Tapada recordou as longínquas tradições taurinas da vila de Alenquer
e falou dos toureiros da terra
Num breve e emotivo improviso, Miguel Alvarenga passou em revista os momentos
mais significativos da trajectória notável de Rui Bento nas arenas
Rui Costa, vice-presidente da Câmara de Alenquer, honrou Rui Bento com a sua
presença no jantar e fez ao toureiro a entrega de uma lembrança da autarquia.
Em baixo, o bolo de aniversário pelos 30 anos de alternativa


Casa cheia ontem em Alenquer no Restaurante "Grelha Mágica" na homenagem que os Forcados da terra renderam a Rui Bento pelos seus 30 anos de alternativa

Faltaram toureiros ontem em Alenquer no jantar de homenagem a Rui Bento pelos seus 30 anos de alternativa, promovido em boa hora pelo Grupo de Forcados Amadores de Alenquer - e isso foi lamentável. Mas, infelizmente, é o pão nosso de cada dia neste estranhíssimo meio taurino português...
Marcaram presença o cavaleiro Rui Salvador, os seus bandarilheiro João Pedro Silva e Paulo Sérgio e o seu apoderado Carlos Amorim; o Maestro Mário Coelho, que foi o mestre do homenageado nos seus primeiros passos nas arenas; o matador António João Ferreira; os bandarilheiros João Boieiro, Paco Duarte, Ernesto Manuel, Diogo Malafaia e João Ferreira; o ganadero Engº Jorge de Carvalho; os cavaleiros praticantes Soraia Costa e Joaquim Santos; o cabo fundador dos Forcados do Aposento da Moita, José Manuel Pires da Costa; os apoderados João Duarte e Luis Miguel Pombeiro. E poucas mais caras conhecidas das arenas, assim como város sócios do Grupo Tauromáquico "Sector 1", das tertúlias "Festa Brava" e "Alhandra, a Toireira"; vários elementos do grupo de emboladores e alguns funcionários da empresa do Campo Pequeno; e Rui Costa, vice-presidente da Câmara de Alenquer, que honrou o matador de toiros com a sua presença no jantar.
Contrapondo a inqualificável ausência das figuras do toureio nacional, na homenagem a um matador honrado que assinalava três décadas de alternativa, estiveram ontem ao lado de Rui Bento muitos dos seus amigos de infância, bem como toda a sua família.
Foram oradores o crítico tauromáquico Joaquim Tapada, que falou das tradições taurinas de Alenquer e dos toureiros da terra; e o jornalista Miguel Alvarenga, que num breve e emotivo improviso passou em revista a carreira e a trajectória de Rui Bento, "desde que em 1982 ganhou juntamente com José Luis Gonçalves o Concurso 'À Procura de Novos Toureiros' no Campo Pequeno, seguindo-se uma campanha memorável como novilheiro em Espanha, até à alternativa em Badajoz em Junho de 1988, ao acidentado percurso marcado por graves cornadas e à despedida das arenas em 2000 em Salamanca, seguindo-se depois um brilhante trajecto como apoderado e gestor taurino de praças de toiros, culminando, como Manuel dos Santos nos anos 60, com a chegada ao leme da praça do Campo Pequeno".
"Várias vezes os toiros lhe deram cornadas e o mandaram para casa, mas o Rui respondeu sempre com imensa fé, muito querer e enorme atitude, reaparecendo e dando de novo a cara pela profissão que abraçou e que sempre honrou com a maior das dignidades. A sua história é indiscutivelmente a história de um vencedor. Tudo o que o Rui fez, fez bem", disse Miguel Alvarenga, recordando o papel decisivo que tiveram na carreira de Rui Bento o grande empresário e mais tarde seu sogro, António José Vicoso e seu irmão Jorge Bento.
Depois o vice-presidente da Câmara de Alenquer, Rui Costa, teceu bonitas palavras de louvor ao "toureiro da terra", prestando a homenagem da autarquia a Rui Bento.
Por mim, visivelmente emocionado, Rui Bento agradeceu a todos e em particular aos Forcados Amadores de Alenquer, esta homenagem e quis ele próprio render também tributo a três amigos: ao Maestro Mário Coelho, seu mestre desde os primeiros passos na vida tauromáquica; ao nosso querido companheiro Emílio de Jesus, pelo "exemplo de vida que a todos tem sabido dar"; e a seu própio irmão Jorge, também ele a iniciar neste momento um difícil período, por motivos de saúde, "mas que hás-de vencer, como o Emílio venceu", disse.
A terminar a noite e antes de partir o bolo de aniversário da sua alternativa, Rui Bento deu a palavra ao Maestro Mário Coelho, que recordou "sempre ter acreditado nas potencialidades deste miúdo, desde que pela primeira vez senti o seu querer e a sua vontade de ser toureiro", enaltecendo as suas qualidades humanas e referindo mesmo que "o considero como meu filho".
Feliz e na companhia de toda a sua família e dos seus amigos de sempre, Rui Bento viveu ontem uma jornada marcada sobretudo pelo reconhecimento de todos pela sua honrada trajectória de matador de toiros e posteriormente de grande apoderado e empresário. "Mas, cima de tudo, uma jornada marcada pela amizade. Que é o sentimento mais importante que nos podem transmitir nesta vida", frisou.

Fotos Emílio de Jesus