quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Carta aberta de Paulo Caetano à ministra da Cultura


Exmªa Senhora Ministra,
O meu nome é Paulo Caetano, tenho 59 anos, sou Cavaleiro Tauromáquico de profissão há 39 anos, Criador de Cavalos Lusitanos e Ganadero de Reses Bravas há 40.
Comecei a minha aprendizagem ainda menino.
O Toureio sempre foi para mim uma paixão e uma forma de vida.
Durante  a minha juventude, a par da minha carreira escolar e académica, aprendia com os Mestres que, não só me ensinavam a montar a cavalo e a tourear , como também a ser um homem honesto, cavalheiro, paciente, dedicado, responsável por aqueles que de mim dependiam profissionalmente, pelos meus cavalos e pelos princípios ancestrais que regem esta arte.
Simultaneamente com a técnica, cuja antiguidade e complexidade, exige um conhecimento profundo da história,  era -me ensinada a forma como inúmeros vultos da cultura mundial , nas mais variadas vertentes artísticas, se tinham inspirado no Toureio e dado expressão, segundo a sua sensibilidade, ao riquíssimo conjunto de matizes desta arte.
Como tal, o facto de Vossa Excelência, parecer tentar "maquilhar" a sua opinião pessoal em relação à Tauromaquia, argumentando que é uma questão de civilização, não sei a que civilização se refere. A uma civilização, pessoal, criada pela Senhora Ministra, ou, à nossa Civilização, construída ao longo dos séculos por personalidades incontornáveis da Literatura, do Teatro , da Pintura, da Musica, do Toureio, que expressaram, livremente, a sua paixão pela Festa de Touros e a engrandeceram, divulgaram e defenderam.
A sua afirmação, Senhora Ministra, demonstra um profundo desrespeito não só por todas essas pessoas ilustres mas também por todas aquelas que de uma forma mais ou menos visível mas com a mesma entrega, ganham a vida com esta actividade, arriscando a sua integridade física na arena, trabalhando no campo, nos estábulos ou nos escritórios, nas mais diversas actividades relacionadas com as Corridas de Touros.
Gostaria de apelar à sua consciência, para que revisse e alterasse as suas afirmações e a sua atitude, demonstrando respeito, não só por todos os aspectos e pessoas que referi, mas também pela nossa história, pela nossa tradição, e , acima de tudo, pela liberdade dos muitos milhares de aficionados, que de uma forma pacífica e civilizada, enchem as nossas Praças de Touros.
Com os melhores cumprimentos

Paulo Caetano  

Foto D.R.