quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Anti-taurino está a dar brado ao fazer um programa televisivo sobre... tauromaquia!

Anti-taurino reconhece depois de gravar quatro programas sobre tauromaquia:
"Conheci gente muito boa, eles amam os animais e são grandes ecologistas"
O autor do programa com o ganadero Victorino Martín em Las Ventas
Frank Cuesta fotografado na arena de Madrid
O programa taurino do anti-taurino Frank Cuesta deu brado na sua estreia
este domingo no canal DMAX
Frank Cuesta em Junho em Las Ventas com Jiménez Fortes. Esta foto correu as
redes sociais acompanhada de insultos

"Wild Frank: Toros" - estreou este domingo o primeiro de uma série de quatro programas sobre tauromaquia no canal espanhol DMAX, emitido em sinal aberto e de âmbito nacional através da TDT e que é operado pela Discovery Communications.
Nada de anormal, até aqui, não fosse seu autor o conhecido e proclamado anti-taurino Frank Cuesta (fotos), reconhecido naturalista e herpetologista.
"Apesar de ser anti-taurino, sou dos que pensam que para se poder criticar algo, antes há que conhecê-lo", afirma sem preconceitos.
Frank Cuesta assistiu pela primeira vez em Junho a uma corrida na Monumental de las Ventas, em Madrid e esta sua foto com o matador Jiménez Fortes (em cima) correu as redes sociais acompanhada de insultos. O canal DMAX viu-se obrigado a esclarecer publicamente que o conhecido anti-taurino estava a preparar um programa sobre tauromaquia.
"O espírito do canal é mostrar a realidade sem filtros", afirma António Ruiz, director de DMAX. Os directores do Discovery levaram três anos a avançar com o projecto de Cuesta, por o considerarem, ao início, "demasiado conflituoso".
"Os toiros são o único espectáculo do mundo onde alguém morre. O toiro, sempre. O toureiro, às vezes" - esta frase foi o ponto de partida para o primeiro programa desta série, emitido no passado domingo e em que o anfitrião foi o matador de toiros retirado Luis Francisco "Esplá", que deixou claro "não pretender convencer ninguém, mas apenas aclarar o panorama com alguém que é estranho e contrário ao mundo da tauromaquia".
No segundo programa, Frank Cuesta visita a ganadaria de Victorino Martín. No terceiro, dedicado ao toureiro, as figuras centrais são os matadores Manuel Escribano e Saúl Jiménez Fortes. E o último programa é dedicado aos festejos populares.
Depois de gravar os quatro porgramas, Frank Cuesta reduziu o seu discurso anti-taurino, embora sem deixar de denunciar a morte do toiro "para gozo da gente". Mas conclui: "As corridas são esteticamente muito bonitas, também é preciso dizer que todo este processo me abriu os olhos, conheci gente muito boa e descobri um mundo em que os seus actores também amam os animais  e são grandes ecologistas".

Fotos D.R.