segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Triunfos e estilos variados numa corrida entretida ontem nas Caldas da Rainha

Nem o furacão afastou público das bancadas da praça da Caldas!
Luis Rouxinol numa lide ao seu melhor estilo
A classe de sempre numa lide a todos os títulos brilhante de Ana Batista
Grande actuação de Manuel Telles Bastos, a deixar antever uma campanha de
sucesso em 2019 graças a um novo cavalo craque que o vai elevar bem alto
Marcelo Mendes teve azar: o toiro de Charrua inutilizou-se ao segundo comprido
e inviabilizou a sua actuação
Frente a um Charrua com quase 700 quilos (que exagero!), Luis Rouxinol Jr.fechou com chave de ouro a sua primeira grande temporada depois da
alternativa
David Gomes entusiasmou o público com o fantástico cavalo "Campo Pequeno"
Momentos de arte e de rara intuição de António Telles (filho), a grande revelação
desta temporada de 2018
As rijas pegas da tarde estiveram a cargo dos Amadores de Coruche e dos
Amadores das Caldas (em baixo)


Um dia depois do furacão que assolou sobretudo o Norte do país, o público aficionado não se amedontrou e encheu mais de metade das bancadas da praça de toiros das Caldas da Rainha para assistir ontem à tarde a uma entretida corrida de toiros, a primeira dos Agricultores do Oeste e que foi a última promovida esta temporada por Rafael Vilhais, empresário que voltou a marcar pela ousadia dos seus cartéis e pelas grandes lotações que se registaram nas suas praças.
Lidaram-se toiros de nota alta das ganadarias Prudêncio e Charrua e um bom novilho de Passanha a fechar a tarde, que foi lidado - e bem - pelo jovem amador António Ribeiro Telles (filho), sem dúvida a maior revelação deste ano.
Luis Rouxinol abriu praça lidando um toiro áspero de Prudêncio a que impôs a sua raça e a sua maestria, alcançando um êxito ao seu melhor estilo.
Ana Batista desenhou uma lide brilhante, marcada pela sua classe, a mais um toiro de excelente nota de Prudêncio.
Frente a outro Prudêncio de boa nota, Manuel Ribeiro Telles Bastos conquistou o público com ferros frontais de muita verdade e teve nas Caldas um triunfo importante, reencontrando-se depois da tarde menos feliz de Vila Franca. Tem uma nova estrela na quadra que promete uma campanha de sucesso na próxima temporada.
Marcelo Mendes teve azar com o toiro de Charrua que se inutilizou ao segundo comprido, recolhendo aos currais, inviabilizando a sua actuação.
Lide exuberante e triunfal a de Luis Rouxinol Júnior, que fechou a sua grande temporada enfrentando um toiro de Charrua com 680 quilos, peso excessivo mas que, mesmo assim, deu bom jogo, tendo o jovem cavaleiro entendido na perfeição o oponente, alcançando um êxito notável.
David Gomes lidou outro Charrua de excelente nota e que foi premiado com a volta à arena do representante da ganadaria. Lide vistosa, onde nem sempre atingiu a perfeição na cravagem, mas que resultou emotiva pela brega e pela forma como mexeu com o toiro e chegou ao público.
O jovem António Telles reafirmou a sua arte e a sua rara intuição numa actuação plena de raça e de verdade, rematando uma temporada de apresentação que deixa antever um promissor futuro. Ele foi a grande revelação desta época.
Pegaram os Amadores de Coruche e os Amadores das Caldas da Rainha. Pelos primeiros, foram caras António Tomás (à primeira), Roberto Graça (à segunda) e Pedro Coelho (à segunda e a emendar Fábio Casinhas, que saíu lesionado depois de quatro duras tentativas). Pelos forcados anfitriões pegaram António Cunha (à segunda), Lourenço Palha (espectacular, consumando à segunda) e Duarte Manuel (à primeira).
Francisco Calado dirigiu bem esta última corrida do ano nas Caldas, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Manuel Lourenço.

Fotos Emílio de Jesus