quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Domingo em Alcácer: Gala à Antiga Portuguesa comemora centenário da praça e traz de volta a evocação das Touradas Reais

Na comemoração do seu centenário, a emblemática praça de toiros de Alcácer do Sal - que tem o nome do maior cavaleiro de todos os tempos, Mestre João Branco Núncio - será no próximo domingo 2 de Outubro palco de um acontecimento único: uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa com o esplendor do cortejo evocativo das Touradas Reais, um espectáculo que não se realiza há três anos em Portugal e agora vamos poder voltar a ver, fruto do esforço e do empenho dos empresários Luis Miguel Pombeiro e António Nunes, que nesta temporada garantiram e não deixaram cair por terra (como esteve quase a acontecer) a continuidade dos espectáculos tradicionais nesta histórica praça.

Frente a seis toiros imponentes da prestigiada ganadaria Ascensão Vaz vão actuar os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, o rejoneador espanhol Andrés Romero, Francisco F. Núncio e Joaquim Brito Paes (duas das maiores revelações desta temporada), estando as pegas a cargo dos grupos de forcados de Montemor e de Lisboa, respectivamente capitaneados por António Cortes Pena Monteiro e Pedro Maria Gomes.

A corrida inicia-se às 17h00, antecedida de um desfile dos coches trazendo os toureiros e da Charanga da GNR, às 16h00, da rotunda 25 de Abril até à praça de toiros.

Esta será a última corrida em Alcácer do Sal antes da praça ir para obras de recuperação e modernização, que se vão iniciar ainda este ano, não estando previsto quando terminarão para que se possam voltar a efectuar corridas de toiros.

Fotos D.R.