quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Rui Bento faz balanço da temporada em entrevista ao "Tauronews" e admite que possam surgir "novidades no final do ano"

Numa entrevista esta semana ao site "Tauronews", Rui Bento (na foto, com seu filho Rui Pedro e Nuno Batalha, presidente da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré) admitiu que possam surgir "novidades no final da temporada", nomeadamente quanto à gestão de mais praças e até a novos apoderamentos.

Num ano em que deixou de apoderar João Moura Jr. e em que apoderou durante muito pouco tempo o matador "Juanito", o antigo matador de toiros manteve a gestão da carreira dos dois Rouxinóis, pai e filho, considerando que ambos tiveram uma campanha positiva em 2022.

Luis Rouxinol comemorou com toda a dignidade e a máxima adesão do público o 35º aniversário da sua alternativa actuando em 25 corridas de grande categoria, recordou Rui Bento, enaltecendo também a temporada triunfal de Luis Rouxinol Júnior, apesar de considerar que "foi um pouco injustiçado pela não presença em algumas praças onde triunfou e merecia ter sido repetido".

Sobre a temporada nas praças da Nazaré e de Almeirim, que gere com a sua empresa Doses de Bravura juntamente com os seus filhos Rui PedroMargarida, Rui Bento faz um balanço altamente positivo.

A Nazaré teve "a melhor temporada dos últimos anos" e Rui Bento afirma que se sentiu "realizado como empresário", prometendo que vai fazer "mais e melhor" em 2023, para que a carismática praça do Sítio passe a ser "uma praça de temporada". Anunciou que no próximo ano abrirá a época na Páscoa ou no Carnaval com o espectáculo cómico-taurino de homenagem ao nosso toureiro cómico Jaime Amante, festejo que esteve programado para este ano e acabou por não se efectuar.

Sobre as duas corridas celebradas em Almeirim, Rui Bento regozijou-se pelo facto de terem sido "duas casas cheias e a última, a das Vindimas, esgotada" com "notáveis êxitos artísticos em ambas", congratulando-se ainda com o facto de ter sido possível angariar quase 47 mil euros para a obra social da Santa Casa da Misericórdia na recente corrida da Família Ribeiro Telles.

Questionado sobre a possibilidade de um regresso ao Campo Pequeno, praça que geriu durante catorze anos desde a sua reinauguração em 2006, Rui Bento deixou claro que isso "não é viável", não fechando contudo a porta à hipótese de poder vir a gerir mais praças no próximo ano.

Rui Bento enalteceu o trabalho desenvolvido por Luis Miguel Pombeiro nos dois anos da pandemia à frente do Campo Pequeno, mas teceu algumas críticas ao desempenho do empresário nesta temporada, considerando que "o Campo Pequeno tem que ser e deve ser a primeira praça do país e este ano não o foi", numa clara alusão aos cartéis que ali foram montados e que, no seu entender, deveriam ter sido superiores.

O empresário disse ainda que tem recebido vários convites para novos apoderamentos, mas que vai aguardar pelo fim da temporada para que "todas as decisões possam ser ponderadas".

Foto Fernando José