terça-feira, 27 de setembro de 2022

Não nos deixamos enganar mais!

Quando ainda era um projecto de candidato a Belém, o Prof. Marcelo até à trincheira foi (na praça de toiros de Sobral de Monte Agraço) para que todos o vissem bem e aí pudesse recolher votos para a sua candidatura.

O pessoal da tauromaquia acreditou que íamos ter um Presidente da República sem medo de apoiar tão nobre e ancestral tradição do nosso país - como o tinha feito ainda no tempo do Estado Novo o então PR Almirante Américo Tomás e, já nos tempos da democracia, o Dr. Mário Soares.

Mas não. Depois de eleito e reeleito, o Prof. Marcelo mandou a tauromaquia às urtigas. Nem sequer se dignou dar resposta aos convites que lhe foram feitos pela empresa Ovação e Palmas para presidir a corridas na primeira praça de toiros do país, a do Campo Pequeno, nomeadamente quando este ano se celebrou o 130º aniversário da sua inauguração.

Agora a visitar a Califórnia e as comunidades portuguesas ali enraizadas, o Prof. Marcelo fotografou-se ao lado do cavaleiro tauromáquico Paulo Jorge Ferreira, toureiro português natural de Azambuja e há vários anos radicado nos Estados Unidos da América, a quem até deu um autógrafo numa casaca. Saberia o Prof. Marcelo que se tratava de uma casaca de um cavaleiro tauromáquico? Ou terá pensado que se tratava de uma figura de teatro?...

A foto aqui fica. Mas não tenham ilusões. Tal como quando foi à trincheira na praça de Sobral de Monte Agraço, o Prof. Marcelo autografou agora a casaca de Paulo Jorge - sem qualquer intenção de um dia assistir a uma corrida no Campo Pequeno ou ter qualquer outro gesto de apoio e apreço pela tauromaquia.

Não nos deixamos enganar mais!

Foto D.R.