domingo, 19 de janeiro de 2025

O futuro do toureio passou por La Puebla del Rio

Reportagem de Miguel Ortega Cláudio (enviado especial a La Puebla del Rio, Sevilha) - Praça (portátil) cheia, ambiente enorme e seis jovens toureiros das escolas taurinos, entre os quais o português Vicente Sánchez, da Escola de Vila Franca, que venceu em 2024 na Nazaré o troféu "Orelha de Ouro", a demonstrarem que no país vizinho o toureio a pé está de boa saúde e tem estrelas a cintilar para assegurar o futuro.

Lidaram-se novilhos de Espartaco (primeiro e sexto), Fermín Bohórquez, Garcigrande (o melhor, premiado com volta ao ruedo), García Jiménez e Macandro.

Como já aqui foi ontem referido, actuaram, por este ordem, os jovens novilheiros "El Gali", da Escola Taurina de Málaga, que cortou duas orelhas; Alejandro González, da Escola de Albacete, também premiado com duas orelhas; Rafael de la Cueva, da Escola "José Cubero Yiyo" de Madrid, que obteve duas orelhas e rabo; Diego Mateos, da Escola de Salamanca, premiado com duas orelhas; o nosso Vicente Sánchez, que cortou duas orelhas; e Manuel Dmínguez, da Escola de Sevilha, que obteve duas orelhas e rabo.

Os alguacilillos foram os pequenos Maria, filha de Morante de la Puebla; e Jaime, filho de Diego Ventura (na primeira foto de baixo).

O nosso novilheiro Vicente Sánchez, que sofreu aparatosa colhida quando lidava de capote, felizmente sem quaisquer consequências, brilhou na lide de muleta ao novilho de Macandro, deixando óptimo ambiente e sendo premiado, como acima se referiu, com as duas orelhas.

Está a decorrer neste momento a segunda novilhada, onde se lidam novilhos de Murteira Grave e toureia o novilheiro João Mexia, da Escola da Moita - com a presença de importantes figuras do toureio português a assistirem. Amanhã publicaremos uma grande reportagem também desta segunda novilhada.

Estes festejos, inseridos nas Festas de San Sebastián em La Puebla del Rio (Sevilha), foram organizados pelo matador local Morante de la Puebla e pelo seu apoderado Pedro Marques.

Fotos Miguel Ortega Cláudio

Filha de Morante e filho de Ventura foram os alguacilillos



À direita, o nosso novilheiro Vicente Sánchez



"El Gali" (Escola de Málaga) cortou duas orelhas





Alejandro González (Albacete): duas orelhas






Rafael de la Cueva (Madrid) cortou as duas orelhas e o rabo
ao novilho de Garcigrande, premiado com volta ao ruedo





Diego Mateos (Salamanca): duas orelhas










Excelente faena de Vicente Sánchez (Vila Franca)
premiada com duas orelhas







Duas orelhas e rabo para Manuel Dominguez (de Sevilha)