Bernardo Alexandre, que foi forcado dos Amadores de Vila Franca e hoje é o novo empresário da praça "Palha Blanco", liderando uma equipa formada pelo também empresário taurino e também ex-forcado Rui Gato Rodrigues, pelo antigo cabo do Grupo de Vila Franca, Ricardo Castelo, e por Eduardo Borba de Castro, já anunciou que no dia 1 de Março divulgará oficialmente todas as suas ideias e alguns cartéis para esta que será a primeira temporada na gerência da centenária praça vilafranquense.
"Vila Franca de Xira merece uma 'Palha Blanco' viva, vibrante e capaz de continuar a emocionar gerações" - afirmou o novo empresário no comunicado emitido no final do último ano, onde deu a conhecer a equipa que o acompanha nesta missão em que, acima de tudo, pretende manter a praça de Vila Franca "como um símbolo de orgulho para todos os aficionados, projectando-o para o futuro, dando continuidade ao legado dos grandes momentos da festa brava".
O "Farpas" sabe que o antigo forcado tem em mãos um projecto ambicioso para "uma grande temporada" em Vila Franca. Ainda sem confirmação oficial, já se fala nos mentideros vilafranquenses, por exemplo, que Sebastián Castella (foto de cima), matador francês com fortes ligações a Vila Franca e sobretudo aos Forcados da "Sevilha portuguesa" (porque ali deu os seus primeiros passos e viveu alguns anos da sua juventude), poderá ser este ano a figura da corrida mista das festas do Colete Encarnado, onde repartirá cartel com os cavaleiros João Telles e Francisco Palha e com o GFA de Vila Franca. E também, segundo adianta agora o site "Touro e Ouro", com Tomás Bastos, a nova estrela do toureio português.
Na tradicional corrida de Maio, que abre a temporada vilafranquense e este ano será no domingo 4, o cartel (concurso de ganadarias) pode ser formado por um trio de juventude: Miguel Moura, Luis Rouxinol Jr. e António R. Telles filho.
Aguardemos pelo dia 1 de Março e pelas confirmações (ou não) da nova empresa.
Foto M. Alvarenga