quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Américo Moreira: homenageado no Montijo o bombeiro que foi forcado e toureiro cómico

O "eterno" Comandante Américo Moreira foi e é um caso ímpar de aficion à arte tauromáquica e de amor à sua cidade do Montijo - como recorda o cronista taurino Jaime Amante na sua página da rede social Facebook, a propósito da homenagem que os Bombeiros Voluntários do Montijo lhe fizeram, dando o seu nome à Sala do Bombeiro no quartel.

"Antigo e extraordinário forcado, tertuliano empenhado e um companheiro na arte do toureio cómico" - recorda Jaime Amante, que foi o único toureio cómico português que integrou durante muitos anos o famoso grupo espanhol "El Bombero Torero".

"Américo José da Silva Moreira foi o meu Maestro e companheiro no meu percurso como toureiro cómico, juntamente com o Luís da Branquinha, o Manuel Couto e o Zé Vilar. Juntos criámos o grupo 'El Gran Totó e o seu espectáculo' e a ele devo tudo o que aprendi nesta faceta da minha vida" - escreve Jaime Amante, a propósito do bombeiro que todos os aficionados conhecem e da homenagem que no passado domingo lhe fizeram os Bombeiros Voluntários do Montijo no dia da comemoração do seu 116º aniversário. A cerimónia contou com a presença de Maria Clara Silva, presidente da Câmara Municipal do Montijo.


Na foto de baixo, o saudoso Luis da Branquinha (pouco dias antes de falecer), Jaime Amante e o Comandante Américo Moreira num jantar no Montijo.


Fotos D.R.