Fique hoje a conhecer, neste video em cima, o sério toiro da divisa Condessa de Sobral para o muito esperado Concurso de Ganadarias que no próximo dia 4 de Maio (domingo, 16h00) abre a temporada na emblemática praça "Palha Blanco" de Vila Franca de Xira.
Este primeira corrida da temporada na centenária praça "Palha Blanco" marca a estreia da nova equipa empresarial liderada pelo antigo forcado vilafranquense Bernardo Alexandre e integrada pelo também empresário Rui Gato Rodrigues, pelo advogado e conhecido aficionado Eduardo Borba Castro e por Ricardo Castelo, ex-cabo do GFA de Vila Franca.
O cartel é uma verdadeira aposta na juventude e no futuro da tauromaquia - formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol Júnior, Joaquim Brito Paes e António Ribeiro Telles filho (os três em baixo, fotografados no acto de apresentação dos cartéis).
Alta competição também nas pegas, com os grupos de forcados de Montemor e de Vila Franca, respectivamente capitaneados por António Cortes Pena Monteiro e Vasco Pereira.
O toiro de Condessa de Sobral - o "Calentito", com quatro anos (nascido em Dezembro de 2020), com o nº 15 e de pelagem negro mulato bragado corrido - vai à "Palha Blanco" disputar os prémios de bravura e apresentação com os toiros de Sommer d'Andrade, Vale do Sorraia, Fernandes de Castro, Assunção Coimbra e Canas Vigouroux.
A ganadaria Condessa de Sobral é uma ganadaria portuguesa que pasta na Herdade dos Montezes, em Baleizão (Beja), fundada em 1880 pelo espanhol Filiberto Mira de Olivenza com reses de casta Jijona (hoje em extinção).
É adquirida pela familia Passanha em 1956, que a anuncia em nome de D. Maria Ana Passanha (Condessa de Sobral) obtendo grande projecção no nosso país pelo trapio e seriedade dos seus toiros, sendo uma das ganadarias mais temidas por toureiros e forcados.
Em 2002 regressa a mãos espanholas através de Álvaro Domecq, que aos poucos introduz vacas e sementais da sua famosa ganadaria Torrestrella, eliminando a anterior procedência.
Por fim, em 2015 é vendida ao actual proprietário Manuel Vázquez Gavira, que a tem conduzido a grandes triunfos nos circuitos de novilhadas de Espanha e França.
Em Vila Franca, estreou-se esta ganadaria a 6 de Maio de 1989, há 35 anos.
Como curiosidade, este toiro para o Concurso de Ganadarias de 4 de Maio foi escolhido pela empresa gestora da praça mais importante do mundo, a de Las Ventas (Madrid) para o Concurso de Ganadarias aí realizado em 2024, mas acabou por não ser lidado.
A emoção vem a caminho e você não pode ficar de fora!
Compre já os seus bilhetes em www.palhablanco.pt ou pelo telefone 927 002 555.
Vemo-nos em Vila Franca!
Video www.palhablanco.pt e foto M. Alvarenga