terça-feira, 12 de agosto de 2025

Inesperado: matador mexicano Joselito Adame diz adeus às arenas amanhã em Huesca

Inesperadamente, o matador mexicano Joselito Adame anunciou hoje que tomou a "difícil decisão" de se retirar das arenas, após 18 anos de alternativa, o que acontecerá amanhã, 13 de Agosto, na praça espanhola de Huesca.

O toureiro anunciou a sua retirada das arenas num comunicado publicado nas redes sociais, explicando que "pensava neste assunto há vários meses" e confessando que "foi muito difícil tomar esta decisão, mas na etapa de vida em que agora me encontro, tenho a necessidade de parar, de deixar o toureio".

"Dediquei a minha vida ao toureio durante 26 anos de forma intensa e ininterrupta, com absoluta entrega, compromisso e respeito. É justo dizer também que o toiro me deu tudo. Considero-me um ser humano privilegiado e orgulhoso de ser toureiro" - acrescenta Joselito Adame.

O matador mexicano tomou a alternativa na arena francesa de Arles em 7 de Setembro de 2007, apadrinhado por "El Juli", com o testemunho de Juan Bautista e com toiros de António Bañuelos.

Amanhã em Huesca cumpre a sua 606ª corrida de toiros e despede-se das arenas. Ninguém esperava.

Na foto, Joselito Adame em 2022 quando assistiu na praça do Campo Pequeno à confirmação da alternativa do rejoneador Emiliano Gamero, seu amigo.

Foto M. Alvarenga