sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Morreu o antigo forcado João Ferreira

Miguel Alvarenga - Tínhamos falado aí uns dias antes do Natal, talvez já não falássemos há já algum tempo, disse-me que ia "assim-assim", que agora usava uma daquelas bolsas de oxigénio que levava para toda a parte a tiracolo, mas não o senti muito preocupado, nem vislumbrei nas suas palavras nada que fizesse prever um desfecho tão próximo. Ate combinámos uma almoçarada no próximo Verão em Armação.

Soube hoje que morreu o meu amigo João Ferreira, que todos conheciam por "Minhoca" ou "João Eiró". Foi forcado em vários grupos. Começou nos Amadores das Caldas, andou pelos Amadores da Extremadura, pelos Amadores Lusitanos e foi fundador dos Amadores de Aveiras de Cima.

Encontrámo-nos pela última vez em 2019 em Armação de Pêra, é desse encontro a foto que publico em cima. O "Minhoca" andava na altura desejoso de relançar o grupo de Aveiras de Cima. Escrevi um pequeno texto sobre esse nosso encontro, na altura, e até referi, por graça, que ir a Armação e não encontrar o nosso "Minhoca" era quase o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa...

Em Armação de Pêra, onde vivia, era uma figura emblemática e um dedicado e intransigente defensor da cultura local, organizador incansável de noites de fado sempre que chegava o Verão, como o recorda numa nota publicada na rede social Facebook o Executivo da Junta de Freguesia:

"A Vila de Armação de Pêra perde hoje um dos seus defensores mais dedicados e intransigentes da cultura local. A sua presença e o seu exemplo ficam ligados à vida comunitária da freguesia, pela forma generosa e constante com que se entregou ao serviço dos outros, sempre com sentido de pertença, respeito pelas tradições e amor à nossa terra".

E acrescenta:


"O seu contributo incansável nos eventos da freguesia marcou gerações e ajudou a construir momentos que permanecerão na memória coletiva. Entre tantas iniciativas, destacamos com especial carinho as Noites de Fados, a sua grande paixão — noites em que colocava a alma em tudo o que fazia, elevando a cultura e a identidade de Armação de Pêra. A Junta de Freguesia reconhece, com gratidão e respeito, o legado humano e cultural que nos deixa. A ausência do João Ferreira será sentida, mas a sua dedicação continuará a viver em cada evento e em cada acorde que ecoe na nossa vila".


O João morreu. Fica a saudade. Do seu sorriso, da sua franqueza, da maneira apressada com que sempre falava, entusiasmado pelos seus forcados, entusiasmado pelos fados.


A sua Família enlutada, endereçamos as nossas mais sentidas condolências.


Descansa em paz, Amigo "Minhoca".


Fotos D.R.