O cavalo "Bacatum", com o ferro de António Paim, da quadrilha de João Ribeiro Telles Júnior, foi eleito melhor cavalo Lusitano de toureio na classe de "Consagrados 2010", no 22º Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano, que decorreu no último fim-de-semana em Cascais.
Nascido em 1999, de pelagem ruça, filho do "México" e da "Guitarra", o cavalo é e eleito da quadra de Telles para parar os toiros, "pela calma, pela capacidade física e souplesse", que inspiraram o toureiro a baptizá-lo com o nome do seu famoso e saudoso bandarilheiro Ludovino Bacatum - explica João Telles no seu site.
No ano passado, idêntica distinção recair sobre o cavalo "Villaverde", também da quadra de Telles Júnior, com ferro João Vara Longa, sendo agora a segunda vez, consecutiva, que um exemplar da quadra do toureiro da Torrinha recebe tão honrosa distinção por parte da Associação Portuguesa de Criadores de Cavalos Puro Sangue Lusitano.
Na edição deste ano do Festival Internacional do Puro Sangue Lusitano prestou-se homenagem a Mestre David Ribeiro Telles, avô de João.
Foto Zé da Quinta/www.joaoribeirotelles.com