quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dória Vilar em processo contra a Associação de Forcados


O conhecido advogado Dr. Manuel Dória Vilar, primeiro jurista que defendeu o célebre "Bibi" no caso Casa Pia, é um dos advogados do empresário João Duarte em dois processos que este instaurou em Dezembro passado contra a Associação Nacional de Grupos de Forcados.
O outro advogado é o Dr. António Bastos, que no ano passado venceu uma providência cautelar instaurada também contra as decisões de expulsar grupos de forcados assumidas em assembleia-geral pela ANGF.
Dória Vilar defende que o veto decretado pela Associação de Forcados ao empresário João Duarte é "anti-constitucional e portanto, ilegal". Em causa está também, segundo o famoso jurista, o facto de durante alguns anos os grupos de forcados depositarem valores alegadamente destinados à associação nas contas particulares de membros da direcção da ANGF, o que "é outra ilegalidade".
Na semana passada, como aqui noticiámos, a Associação Nacional de Grupos de Forcados vetou João Duarte por alegadas dívidas aos três grupos de forcados - Real de Moura, Tertúlia Terceirense e Ramo Grande - que em Julho do ano passado actuaram em Angra do Heroísmo numa corrida promovida por aquele empresário.
Sobre a dívida, João Duarte não quis prestar declarações: "Falem com os meus advogados. E agora o Ministério Público e as investigações em curso decidirão de uma vez por todas quem veta quem...".
O empresário, que arrolou como suas testemunhas nos dois processos muitas figuras da vida tauromáquica, incluindo os cabos de três grupos de forcados associados, chegou ontem dos Açores, onde reside e vai estar amanhã reunido em Lisboa com os dois advogados.

Foto D.R.