terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Polémica soma e segue: Ventura desmente Salgueiro


Acabado de regressar a Espanha para um curto interregno na sua campanha mexicana, Diego Ventura contestou as declarações prestadas hoje por João Salgueiro ao site "mundotoro.com" àcerca de um presumível veto em Arles (França).
Falando ao mesmo site, Ventura afirma:
"Em Portugal sou uma figura e desde há quatro ou cinco anos posso decidir àcerca do dinheiro que cobro, dos toiros que toureio e em que cartéis quero participar".
Os antecedentes deste conflito vêm de longe. Recorda Ventura:
"O senhor Salgueiro dedica-se a meter-se com todos os companheiros e em particular comigo, diz que a minha forma de tourear é vulgar, que o meu cavalo 'Morante' faz circo e que o único que toureia de frente é ele. Há dois anos, o seu filho esteve para tomar a alternativa e eu propus dar-lha num cartel junto com ele no Campo Pequeno ou noutra praça de idêntica categoria. A resposta de ambos foi a de que eu não tinha suficiente categoria para lhe dar a alternativa. Por isso, entendo que continuo a não ter categoria para tourear com ele".
No que respeita concretamente ao caso de Arles, esclarece:
"Não o vetei em Arles, a minha proposta para o cartel foi Pablo Hermoso de Mendoza, Leonardo Hernández e eu, já que Pablo tinha afirmado publicamente que abriria praça a Leonardo este ano. A resposta de Pablo foi que se o cartel estivesse composto por Andy cartagena, Leonardo Hernández e ele, sim senhor, abriria praça, mas que a mim não abriria praça, pelo que no cartel deveria entrar Salgueiro. A minha resposta à empresa não foi a de eliminar Salgueiro, simplesmente comuniquei que quem saía era eu".
A empresa assim não quis. Bastinhas entrou no cartel a abrir praça. Salgueiro ficou de fora.

Foto Emílio Méndez