Miguel Alvarenga - Companheiros - e amigos! - de muitas trincheiras de praças de toiros, há trinta anos, a retratar a Festa, às vezes com alguns sobressaltos (como documenta uma foto tirada nesse tempo na Chamusca e recentemente dada à estampa na revista "Novo Burladero"), Duarte Chaparreiro e o Comandante João Carlos D'Alvarenga, meu Pai, reencontraram-se ontem à noite num (agradabilíssimo!) jantar no Clube Naval, em Lisboa.
O jantar estava prometido e combinado há que tempos, desde que o Duarte (para bem de todos e sobretudo da Festa!) regressou às lides fotográficas, após vinte anos de "hibernação".
O nosso Comandante retirou-se das lides da fotografia. Permanece como bom aficionado, mais da corrida à espanhola do que da portuguesa. O Duarte voltou em força e continua a captar os momentos grandes das corridas (sobretudo a forcadagem, mas não só), com o talento e o "momento" que o fizeram fazer história, deliciando-nos todos os meses com duas páginas na revista do João Queirós - que, justiça seja feita, é das rubricas mais lidas pelos aficionados.
Recordou-se o passado e viveu-se. Riu-se muito. O jantar de ontem foi uma maravilha.
Foto Rita Barreiros

