
Ventura comprou a Herdade de Pancas, 200 vacas de ventre, quatro sementais, utreros, erales e o ferro da ganadaria de Herdeiros de Conde Cabral - que era propriedade dos irmãos Guedes de Queiroz, sendo Eduardo o rosto mais visível e mais conhecido como dono da famosa divisa.
A notícia foi avançada há duas semanas em primeiríssima mão pelo "Farpas" - mas foi prontamente desmentida por Rafael Vilhais, há muitos anos "braço-direito" de Eduardo Guedes de Queiroz na gestão da ganadaria e, por coincidência, apoderado em Portugal de Diego Ventura. Segundo Rafael disse na altura ao "Farpas", o rejoneador espanhol adquirira apenas a camada para 2012 e algumas vacas, mas não a herdade, nem o ferro - que continuavam a pertencer a Eduardo Guedes de Queiroz, a seu irmão e aos herdeiros de seu falecido irmão Joaquim, conhecido no meio taurino por "Joaquinito", falecido há uns anos.
Mas, afinal, a nossa notícia confirma-se: Ventura revelou hoje em Espanha, em declarações a vários sites da especialidade, não apenas a compra de 200 vacas de ventre, quatro sementais, utreros e erales, todos com a procedência de Santiago Domecq, mas também a compra da Herdade de Pancas (incluindo a área de regadio), situada nas margens do Tejo, na região do Porto Alto, a escassos trinta quilómetros de Lisboa e o próprio ferro da ganadaria dos Herdeiros de Conde Cabral. Como curiosidade, registada por Ventura nas declarações prestadas hoje em Espanha, destaca-se o facto de o bisavô materno do "furacão" ter sido durante anos o maioral desta ganadaria. A herdade, agora propriedade de Ventura, tem um total de 450 hectares divididos em 100 hectares de pasto e 350 de regadio.
Diego Ventura confessou hoje ter "a ilusão enorme de elevar ao máximo o nível desta ganadaria, de forma a ser lidada pelas máximas figuras do toureio".
Como sempre - acredite quando ler no "Farpas"! Acontece sempre igual: nós noticiamos, depois desmentem, a seguir confirma-se!
Fotos Carlos Nuñez, F. Vicente e D.R.


