quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

C. Pequeno: homenagem a Manuel dos Santos e Carlos Arruza

Manuel dos Santos lembrado na praça de que foi empresário
Carlos Arruza, "El Ciclón", gozou de enorme popularidade em Portugal
Carlos Arruza ensinando a tourear o filho Manolo, que viria a ser também matador de toiros e que dia 5 de Fevereiro
estará no Campo Pequeno na homenagem à memória de seu pai


A empresa da praça de toiros do Campo Pequeno vai prestar homenagem à memória dos célebres toureiros Manuel dos Santos e Carlos Arruza, no âmbito do V Encontro Internacional de Escolas Taurinas, que como em anos anteriores organiza em parceria com a Tertúlia "O Piriquita", de Arruda dos Vinhos.
O ciclo abre no dia 3 de Fevereiro (sexta-feira), como já anunciámos, com uma homenagem ao matador de toiros José Miguel Arroyo "Joselito" no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, em que será orador o coronel José Henriques.
No dia 4, sábado, realizam-se no Campo Pequeno duas aulas práticas de toureio, às 11 e às 16 horas, em que será feita a apresentação oficial da Academia de Toureio do Campo Pequeno, lidando-se no espectáculo matinal 6 vacas de Pinto Barreiros e à tarde outras seis de Falé Filipe.
No dia 5, domingo, pelas 15h30, no Salão Nobre do Campo Pequeno, evoca-se a fraternidade entre México e Portugal, através da recordação de dois "monstros do toureio", o português Manuel dos Santos e o "ciclón" mexicano Carlos Arruza. De novo o coronel José Henriques será o orador nesta conferência em que estarão presentes os filhos dos homenageados: o também antigo matador de toiros Manolo Arruza (foto da esquerda) e o Dr. Manuel Jorge Diez dos Santos.
Pelas 17 horas de domingo, tem lugar na arena da primeira praça do país a Final do V Encontro Internacional de Escolas Taurinas, com os "diestros" apurados nos dois espectáculos da véspera e com seis novilhos da ganadaria de São Torcato.
Participam neste ciclo jovens alunos das escolas de toureio de Aguascalientes (México), da Fundação "Joselito", de Madrid, da Moita, do C. Pequeno, de Salamanca e Vila Franca de Xira.

Fotos D.R.