sábado, 14 de janeiro de 2012

Comunicado conjunto: todos pela Festa!


Apesar de a Federação "Prótoiro" não considerar importante e necessária a presença dos aficionados no Parlamento na próxima quinta-feira e de os movimentos Frente de Acção Pró Taurina e Aficionados de Portugal (ambos nascidos na rede social "Facebook") pensarem o contrário, os três movimentos deram esta noite uma ideia de união e subscreveram este comunicado em conjunto:


Contrariamente ao que tem sido transmitido nos últimos dias, não existe qualquer fractura entre os vários movimentos e instituições criadas para defender a Festa. A Prótoiro, a Frente de Acção Pró Taurina e os Aficionados de Portugal possuem papéis diferenciados, mas todas têm um objectivo comum. Sempre assim foi e sempre assim será!
Ao contrário do que pretenderam fazer crer algumas pessoas, tanto de dentro como de fora da Festa, não há nem nunca houve qualquer clivagem entre a instituição e os movimentos acima referidos. Quem quis compreendeu que a Prótoiro assumiu o papel institucional que lhe cabe e comunicou aos aficionados que, por conhecer este processo e dele ter feito parte, não há, pelo menos por por agora, razões para alarmismos.
As plataformas Frente e Aficionados assumiram o seu papel de intervenção e mobilização dos Aficionados no terreno. Estas posições são complementares e não antagónicas.
Não conseguirão abrir brechas na união dos movimentos referidos, pois o nosso caminho é defender a Festa, e dele não nos desviaremos. Nesse sentido, pedimos a colaboração e o apoio de todos os que querem servir a Tauromaquia. Dos que se querem servir dela, não precisamos!
Em conclusão, querem a Prótoiro, a Frente de Acção Pró Taurina e os Aficionados de Portugal deixar claro, sem margem para dúvidas ou interpretações, que estão unidas na Defesa deste património cultural inigualável que é a Tauromaquia e que, por mais que tentem, não nos dividirão! Em breve será necessária a real e total mobilização dos aficionados, mas para que assim seja, teremos de comunicar todos unidos!
Continuaremos, cada um com o seu papel, mas sempre juntos, a defender a Tauromaquia.
Viva a Festa dos Toiros!

Prótoiro
Frente de Acção Pró Taurina
Aficionados de Portugal