quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entrevista exclusiva: Mateus Prieto a caminho de Ajalvir!

João Duarte, Rogério Travessa, Mateus Prieto e Cláudio Travessa: equipa a postos para a nova temporada!
Preparando-se para Ajalvir, treinando com o rojão de morte
Nova equipa, novos cavalos: "Pode ser um ano de grande evolução"
"Estou cheio de ilusão e muito moralizado para os grandes desafios desta temporada, sobretudo em Espanha!"
Mateus Prieto: "Não tenho pressa de tomar a alternativa..."
Rogério Travessa tomou a alternativa há 17 anos na desaparecida Monumental de Cascais. Ontem, no tentadero,
preparando uma nova montada
Pai Travessa, felizmente a recuperar do "incidente de percurso" que sofreu
Mateus Prieto ontem em Salvaterra com Rita Barreiros



Com equipa nova, cavalos a estrear e, sobretudo, enorme ilusão e imensa moral, o jovem cavaleiro praticante Mateus Prieto dá o primeiro e importante passo na campanha de 2012 já no próximo dia 28 na Feira de Ajalvir, às portas de Madrid, actuando ao lado do mediático Jesulín de Ubrique. Vai com calma e com a cabeça no lugar, sem pressas e sem pensar ainda na alternativa, que pode surgir apenas em 2013. Prepara-se com afinco para o desafio de Ajalvir e treina diariamente, como desde o primeiro dia, em Salvaterra de Magos, na quinta dos irmãos Cláudio e Rogério Travessa - foi aí que o entrevistámos ontem. Mateus Prieto e os seus sonhos - já a seguir.

Entrevista de
Miguel Alvarenga

- 28 de Janeiro em Ajalvir - o que significa para ti esta data, Mateus?
- Significa o começo de uma temporada de grandes mudanças, não só no apoderamento, como na quadra. Vai ser um ano em que posso dar um grande salto e será na Feira de Ajalvir que vou começar.
- À boa maneira portuguesa, muita gente se tem interrogado como foi possível que actuasses na Feira de Ajalvir, onde só estarão dois toureiros portugueses, tu no festival de sábado e João Moura Júnior na corrida de domingo...
- Preocupa-me pouco o que diz e se comenta nos bastidores... É mais natural eu estar anunciado na Feira de Ajalvir do que no coro de uma orquesta sinfónica, não? Sou toureiro, não sou cantor! (risos). É uma honra e uma responsabilidade muito grande participar nessa primeira feira madrilena e ainda por cima "ao lado" de João Moura Júnior, que actua no dia seguinte, por quem tenho grande admiração e que é um toureiro já muito mais avançado que eu, uma figura já consagrada em Espanha e no mundo da tauromaquia. O meu novo apoderamento em Espanha estava tratado desde o final do ano passado, mas por razões de estratégia da sua parte, só agora deveria ser anunciado oficialmente, como o foi, nas vésperas de sairem os cartéis de Ajalvir. A minha presença nesta feira deve-se, sobretudo e principalmente, à aposta que em mim foi feita pelos novo apoderado espanhol. Só tenho que, humildemente, agradecer e fazer tudo por tudo para corresponder no próximo dia 28. Para corresponder às expectativas do público e àqueles que, formando a minha nova equipa, em Portugal e em Espanha, acreditaram em mim.
- Moralizado para que este seja o ano marcante na tua ainda jovem carreira?
- Estou muito moralizado e muito incentivado com todas as mudanças e com a minha nova equipa. Se tudo correr bem, posso viver uma temporada de grande evolução e finalmente ganhar lugar em cartéis mais fortes e a ser também mais respeitado não só em Portugal, como também em Espanha. Estou cheio de ilusão nesta nova etapa da minha carreira.
- São grandes os projectos sobretudo para Espanha, vais tourear menos em Portugal?
- O meu novo apoderado espanhol, Juan Luis Ruiz, é um taurino considerado, bandarilheiro e está ligado a um forte grupo empresarial. O projecto que temos delineado é ambicioso e, na verdade, tenciono basear este ano mais a minha actividade em Espanha, toureando menos, mas em melhores corridas, em Portugal. Tourear em poucas, mas boas corridas. Em Espanha temos um número significativo de corridas agendadas, é óbvio que não irei tourear a Madrid, a Sevilha e às praças mais importantes, mas estou consciente de que a evolução se faz degrau a degrau e que um dia, se Deus quiser, lá chegarei aos grandes palcos da tauromaquia mundial. Trabalho todos os dias para isso. Ainda agora estou a começar, há que ir devagar e com a cabeça no lugar.
- Em Portugal, tens também novo apoderado, o João Duarte e ainda a novidade da colaboração do antigo cabo dos Forcados do Aposento da Chamusca, Tiago Prestes...
- Estou, como disse, muito satisfeito com a nova equipa. Com o João Duarte estamos a trabalhar na temporada portuguesa, já com algumas datas agendadas em corridas de algum mediatismo. Tiago Prestes será o responsável pelos toiros, à semelhança do que acontece nas equipas dos toureiros em Espanha e que em Portugal não é muito vulgar, mas este ano decidimos que se trabalharia a sério e com grande profissionalismo. Continuo com os irmãos Travessa na minha equipa, foram os meus mestres e os meus apoiantes desde a primeira hora, renovei a quadrilha de bandarilheiros e por isso penso que temos a equipa preparada a cem por cento para avançar. Assim corresponda eu na arena! Vou fazer por isso, dar o meu melhor!
- Vais alternar em Ajalvir cum um dos mais mediáticos matadores espanhóis, Jesulín de Ubrique. Já o conheces?
- Não conheço. E é uma grande honra para mim tourear a seu lado no dia em que o vou conhecer. Já actuei com o irmão de Jesulín, Victor Janeiro, em Espanha, mas com o Maestro ainda não.
- E novidades no que respeita a cavalos?
- Tenho dois ou três cavalos novos bons. Tenho um Vinhas de cinco anos que pode ser um grande cavalo de bandarilhas e uma égua de saída que é filha do "Fuzileiro", que foi de Pablo Hermoso de Mendoza, em que também deposito enorme esperança.
- Tudo a postos, portanto, para que esta seja uma temporada importante e decisiva para a tua carreira. Será a temporada da alternativa?
- Não, não tenho pressa de tomar a alternativa. Para já, não estou a pensar nisso, porque tenho muitos projectos e muitas corridas importantes antes da alternativa. Só se fosse mesmo no final da temporada, mas acho que os toureiros devem tomar a alternativa no início e não no fim de uma temporada, por isso penso que será só no próximo ano.

Fotos M. Alvarenga