sábado, 21 de janeiro de 2012

Oportuno artigo de Ricardo Dias Pinto: O antes, o durante e o após 19 de Janeiro de 2012



Reconhecido aficionado, promotor de uma petição a favor de uma nova praça de toiros na Linha, depois de derrubada a Monumental de Cascais, Ricardo Dias Pinto foi também, no "Facebook", um dos mais entusiastas defensores de que os aficionados agissem, tomassem posição e fossem à Assembleia no dia (quinta-feira) em que se discutiu a proposta anti-taurina. Agora, publicou no blog "tauromaquia-portugal.blogspot.com" este interessante e oportuno balanço da vitória da Festa Brava. Com a devida vénia e pela sua importância, aqui o reproduzimos na íntegra:

Nada que eu não esperasse!
Nada que não previsse em uma publicação anterior aqui neste mesmo blog!
Apenas uma diferença:
Apesar de não ter sido apresentado e votado nenhum Projecto-Lei a favor da abolição das Corridas de Toiros em Portugal, a vitória da Festa Brava, foi tão estrondosa que não deixou sombra de dúvida de que nem nesta legislatura, nem em nenhuma cujos governos sejam encabeçados pelo CDS-PP, PSD, PS ou PCP, a tauromaquia corre o risco de ser abolida!!!
Deve-se isto a muitos factores, alguns dos quais gostaria de salientar.
Afinal a Protóiro está de parabéns! Tinha feito o trabalho de casa e tinha razão para estar tranquila e tentar partilhar deste sentimento de tranquilidade com os restantes aficionados! Afinal a Prótoiro não era assim constituida por pessoas tão ingénuas e soube seguir o seu caminho, bem como fazer-se acompanhar de uma delegação bastante representativa dos intervenientes na Festa, mostrando que não está sozinha, mas antes bem apoiada!
Parabéns Prótoiro!
Está no momento dos aficionados, na sua generalidade, darem espaço à Comissão Executiva da Prótoiro, recém nomeada, para trabalhar e apresentar a seu tempo resultados tão benéficos para a Festa quanto possiveis, sendo então nessa altura, sujeita a uma apreciação que queremos acreditar será positiva!
Mas de parabéns estão também outros grupos ligados à nossa Festa, dos quais destaco a Frente de Acção Pró-Taurina, em especial na pessoa do Manuel Mesquitella, que foram incansáveis! Estiveram no meio de tudo isto com dignidade e sentido de responsabilidade não querendo agitar demasiado as ostes, mas não querendo deixar passar em branco que estão prontos para defender aquilo em que acreditam com "unhas e dentes", mas com calma e respeito pela ordem!
Parabéns ainda à Patricia Caeiro Sardinha pelo seu "grito de alma"! Gostei! Mostrou todo o sentimento que vai dentro dos aficionados!
Foi esta provação algo que - creio eu - fez amadurecer os aficionados e as suas instituições.
Todas elas!
Dos jornais e blogues, às tertúlias e aficionados, dos empresários às entidades responsáveis, dos cavaleiros aos moços de forcado!
Estão assim todos sem excepção, de parabéns!
Mas parabéns ainda aos nossos "queridos" Anti-Taurinos, sem os quais nunca poderiamos fazer prevalecer a nossa cultura através desta estrondosa vitória da Tauromaquia! Foi duro para eles... acontece! Para a próxima será ainda pior...
Saímos mais fortes! Saimos decerto mais unidos!
No quadrante político ficou claro que a Festa Brava pode contar com todos os partidos que verdadeiramente contam para a Nação!
Uma palavra de reconhecimento por todo o apoio que a Dra. Canavilhas (actual deputada pelo PS) tem dado à tauromaquia, e pela paixão que imprimiu ao seu discurso, não desfazendo em todos os outros intervenientes, quer fossem do CDS-PP, do PSD ou do PCP!
Ficámos por outro lado a saber quem são de facto os nossos inimigos!
Em nada nos espantou saber que os que dão mais valor à vida do toiro (se bem que não se importam com a extinção da raça...) são aqueles que menos valor dão à vida humana! Que estão sempre na vanguarda a defender tudo o que é mau!
Sabemos também que são aqueles que menos expressão popular e legislativa têm! Ainda bem!
Se é importante conhecermos os nossos inimigos, ainda é mais importante saber que são daqueles que "muito ladram, mas poucos ou nenhuns dentes têm para morder"...
E como "os cães ladram e a caravana passa", cá estamos nós às portas de mais uma temporada de toiros que desejo a todos os intervenientes directos e indirectos, seja a melhor para todos e cada um de vós!
Viva a Festa Brava!
Vivam os Aficionados!
Viva Portugal!

Foto D.R.