terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Só escrevo a quem se portar bem...


Miguel Alvarenga - Uma pessoa, o que ela diz e o que ela faz, vale o que vale e, neste momento, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho - independentemente de tudo e qualquer coisa, sou seu amigo há muitos anos - vale muito menos do que já valeu, em termos tauromáquicos, mas sobretudo em termos empresariais. Sem a força que antes tinha nas Caldas, sem a praça do Cartaxo, sem a praça do Sobral, reduz a sua actividade à arena nortenha de Vinhais (que vale muito) e a mais alguns espectáculos que organizará em praças portáteis. Além disso, é um dos rostos da Federação "Prótoiro" e também é presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET) - cargos que lhe deveriam merecer maior respeito e maior maturidade sempre que toma uma decisão menos acertada e mais confusa.
Na semana passada, anunciou em comunicado (que não enviou ao "Farpas Blogue", nem a outros orgãos de comunicação social) que só mandaria notícias da sua empresa a quem estiver do seu lado, a quem não levantar ondas, a quem for "yes men"... Claro que não foram estas as expressões que utilizou, mas foi exactamente isto que ele quis dizer. Pelo meio, num atabalhoado de confusas ideias e pouco claros propósitos, falou em "democracia" (?), em "liberdade de expressão" (?), enfim, em coisas que parece não conhecer o real significado, mas que abordou para dar um ar mais intelectualóide ao seu escrito.
Dias antes, emitira também um complicado e também confuso "desabafo", que enviou apenas a quem achou que o publicaria sem ondas. Em tempos, também "proibira" os orgãos de comunicação social de escrever notícias sobre a APET sem que a APET as... autorizasse. Noutros tempos, anunciou com pompa e imensa circunstância uma empresa "fora do normal", cheia de colaboradores (que depois se foram todos afastando...), cheia de toureiros (que depois foram fugindo, um a um, dos insucessos dos seus apoderamentos), cheia de sonhos e projectos... e depois ficou tudo na mesma, sem que se passasse nada...
O Paulo foi grande forcado. O Paulo é óptima pessoa. O Paulo é um rapaz bem nascido, de boas famílias, com valores e excelente formação. O Paulo é bom marido e excelente pai. O Paulo é uma pessoa educadíssima. O Paulo é um empresário sério. Mas é um romântico sonhador. Terá ficado todo contente por assumir, qual ditadorzinho, que só manda comunicados (adora escrever e mandar opiniões... mesmo sem ninguém lhas pedir) a quem se "portar bem". Nós não nos portamos bem. Adoramos portar-nos mal... E passamos bem sem os comunicados do Paulo.

Foto D.R.