sábado, 7 de janeiro de 2012

Um pouco da história da Monumental de Mérida, na Venezuela



A praça de toiros Monumental "Román Eduardo Sandia", em Mérida (Venezuela), onde em Fevereiro próximo actuarão os cavaleiros Joaquim e Marcos Bastinhas e os Forcados Académicos de Elvas, é uma das maiores do mundo, com capacidade para 16.460 espectadores, sendo uma das principais infraestruturas para eventos culturais e artísticos de grande escala na cidade, depois do Estado Olímpico Metropolitano.
Foi inaugurada em 8 de Dezembro de 1967 e o primeiro cartel esteve formado pelo matador venezuelano César Faraco "El Condor de los Andes" (recentemente falecido) e pelos espanhóis Manuel Benítez "El Cordobés" e Francisco Rivera "Paquirri" (a quem coube receber a primeira orelha cortada naquela arena). O projecto de construção foi elaborado pela Escola de Arquitectura da Universidade dos Andes e as obras decorreram no tempo recorde de seis meses.
O principal ciclo taurino que ali decorre é precisamente o denominado Carnaval Taurino de América com a Feira Internacional del Sol. A praça é gerida pela empresa taurina "Hermanos Rodríguez Jáuregui", a família do rejoneador J. Luis Rodríguez, que em 2010 recebeu a alternativa no Campo Pequeno.

Fotos D.R.