sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"Abuso de poderes": toureiros acusam directores de corrida


A Associação Nacional de Toureiros (ANDT) reuniu no passado dia 31 de Agosto com a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), com vista a encontrar caminhos de resolução de vários assuntos que têm vindo a ser suscitados pelos associados (toureiros) daquela primeira entidade.
Segundo a ANDT, que sobre esta reunião emitiu um comunicado, "uma das preocupações foi precisamente alertar o inspector-geral das Actividades Culturais para o abuso de poderes por parte dos delegados técnicos tauromáquicos (directores de corrida) no exercício das duas funções - uma vez que essa extrapolação dessas competências tem vindo a ser denunciada por vários artistas associados".
Sem referir nomes nem casos concretos, a ANDT englobou assim nesta acusação a generalidade dos actuais directores de corrida - esperando-se que os mesmos repliquem através da associação que também possuem. Segundo ainda a ANDT, a IGAC respondeu a este "repto" com "o compromisso de uma rápida correcção das irregularidades que venham a ser apuradas".
Além desta situação pontual e ainda segundo a ANDT, "foi estabelecido um acordo de cooperação entre os dois organismos, o que tornará viável a concertação entre os interesses públicos e privados em causa".
Nesta reunião da associação representativa dos toureiros nacionais (antigo Sindicato) e a entidade governamental que tutela o espectáculo tauromáquico, a IGAC comprometeu-se ainda "a tomar providências relativamente a algumas questões há algum tempo sobre a mesa", nomeadamente, "impedir a substituição de artistas de forma injustificada e abusiva", bem como reabrir e reavaliar o caso do antigo matador de toiros Nuno "Velásquez", uma vez que a IGAC obriga a sua "descida" para a categoria de bandarilheiro amador, de forma a cumprir o estipulado no Regulamento e só então lhe será atribuída, posteriormente, a categoria de bandarilheiro. Uma situação "sem pés nem cabeça" e que em Espanha não se processa desta forma...
A IGAC vai ainda procurar perante a Comissão de Tauromaquia do Conselho Nacional de Cultura consagrar de uma vez por todas no novo projecto (eternamente adiado...) de Regulamento Tauromáquico a definição de "confirmação de alternativa" e as suas respectivas condições, uma vez que o Regulamento ainda em vigor é omisso nessa matéria.