quinta-feira, 13 de setembro de 2012

David e Diogo Oliveira: mano-a-mano na Quinta da Amorosa

Mano-a-mano: David e Diogo Oliveira
Mestre Luis Filipe Oliveira e seus filhos Diogo e David
David a postos e em preparação para os próximos desafios:
dia 23 em Azambuja e dia 27 em Lisboa
David Oliveira no picadeiro da Quinta da Amorosa, ontem
Diogo Oliveira (13 anos) já triunfou este ano em Bencatel,
Assumar e Monsaraz. Dia 13 de Outubro toureia na "Palha Blanco", em Vila Franca


Miguel Alvarenga - Três vezes por semana, a Quinta da Amorosa, em Bucelas, a dois passos de Lisboa, enche-se de alunos que com o mestre Luis Filipe Oliveira aprendem a arte da equitação. Figura consagrada nos meios equestres, Luis Filipe tem ainda agora "aos ombros" o peso da responsabilidade de ter dois filhos toureiros. O mais velho, David, de 27 anos, iniciou-se há três na carreira tauromáquica, depois de ter andado catorze anos a praticar a actividade hípica de Equitação do Trabalho, de que foi campeão nacional, europeu e mundial. Um dia, quis experimentar a sorte nas arenas e o pai apoiou-o. Hoje é o seu principal fã e também o seu primeiro crítico.
"É fundamental, primeiro, ser-se bom cavaleiro e o facto de o David ter andado tantos anos noutra actividade equestre acaba por ser uma mais valia para a arte que quer agora abraçar", diz-nos Luis Filipe.
David Oliveira fez este ano a prova de praticante. Da sua ainda curta carreira guarda já alguns triunfos importantes. No próximo dia 23 toureia na praça de Azambuja e quatro dias depois, a 27, cumpre o sonho da sua vida: apresenta-se no Campo Pequeno.
"Tourear no Campo Pequeno, onde vou desde miúdo como espectador, é um sonho que finalmente consigo cumprir. É numa novilhada, mas isso não minimiza o meu sonho. Um dia, se Deus quiser, hei-de ir numa corrida", afirma o jovem cavaleiro.
A seu lado, tem uma equipa coesa e sólida. "De bons amigos, sobretudo", frisa. Nela assumem lugar de destaque o apoderado Carlos Calado e o bandarilheiro Lobo dos Santos, o antigo e promissor novilheiro da Moita, que esteve dois anos afastado das lides e agora regressou como subalterno do cavaleiro de Bucelas. Mas não só.
Lobo dos Santos é também o bandarilheiro de confiança do pequeno (não tanto como isso...) Diogo Oliveira, de 13 anos, irmão mais novo de David e que esta temporada também se estreou nas lides, tendo já triunfado em Bencatel, Assumar (Portalegre) e Monsaraz. Dia 13 de Outubro participa na novilhada de Vila Franca.
"Tem estilo e chega muito ao público", assim o define o irmão David.
Ali, na Quinta da Amorosa, respira-se arte equestre há mais de vinte anos. David e Diogo deram os primeiros passos pela mão do Pai, bem como Dora, a irmã, que foi também campeã de Equitação de Trabalho. Também David Gomes, outro promissor cavaleiro tauromáquico, também e-campeão de Equitação de Trabalho, ali se "formou" com mestre Luis Filipe.
Dia 27 deste mês, David cumpre o sonho: apresenta-se no Campo Pequeno


David Oliveira e o regressado Sérgio Santos "Lobo", seu bandarilheiro de confiança
e antigo promissor novilheiro da Escola de Toureio da Moita
David Oliveira e seu Pai com a Avó Maria José e a tia Maria da Graça
Luis Filipe Oliveira, mestre consagrado de Equitação

"Em novo, cheguei a sonhar ser cavaleiro tauromáquico, mas nunca me aventurei, embora tenha uma vida inteira dedicada ao cavalo, à equitação e ao ensino. Quem me diria a mim que os meus dois filhos quereriam um dia seguir esse caminho?", questiona-se Luis Filipe. E remata: "Agora, há que apoiá-los e é isso que tenho feito"A azáfama agora é grande. E a preparação é mais que muita para os próximos desafios que esperam os manos Oliveira.
No picadeiro, pai e filhos montam de manhã à noite. Um dia ou outro, juntam-se-lhes alguns alunos especiais: o autarca aficionado e presidente da Junta de Freguesia de São Jorge de Arroios (Lisboa), João Taveira, que "não descansa" enquanto não fizer o seu debute como cavaleiro amador (depois se verá se irá mais longe) e também o jornalista Diogo Marcelino, que depois de já ter experimentado a arte de pegar toiros e de tourear a pé, quer sentir as "sensações que sentem os cavaleiros" para "melhor os entender".
Para David Oliveira, a duas semanas apenas de cumprir o sonho e se apresentar no Campo Pequeno, uma certeza existe para a cerimónia dessa noite (27 de Setembro): brindará a sua primeira faena na arena lisboeta à memória de sua Mãe, falecida no ano passado.
O dia está a chegar e David, que há duas semanas ganhou em Montemor o prestigiado troféu "Espora de Prata", como triunfador da novilhada da Feira da Luz, confessa: "Vou dar o meu melhor, como sempre, para merecer esta oportunidade. Nunca imaginei que na minha primeira temporada como cavaleiro praticante fizesse a apresentação no Campo Pequeno, a praça onde todos os toureiros sonham um dia actuar".
A alternativa de cavaleiro profissional não será ainda no próximo ano. "É cedo, o David começou já tarde, tem 27 anos, mas há tempo e há que dar passos com tranquilidade e serenidade. Para o ano terá que se afirmar e consolidar a boa imagem que tem deixado nesta temporada e depois, então, partirá para esse importante passo que é a alternativa", explica Carlos Calado, o apoderado.

Fotos M. Alvarenga