domingo, 2 de setembro de 2012

Este é o ano dos Salgueiro! E o resto são cantigas!


João Salgueiro ontem em Almeirim: "não há pincéis que descrevam
aquele soberbo quadro"!
João Salgueiro da Costa: palavras para quê?


O público ribatejano voltou ontem a encher a carismática praça de Almeirim, provando que quando existe interesse no cartel, as praças enchem!
Um tauródromo "morto" e "queimado" nos últimos anos, recuperou num dia todo o seu prestígio e toda a sua força de outros tempos. Vêem como não é assim tão difícil? Às vezes, as pessoas é que complicam...
Foi uma noite de toiros séria (exemplares da ganadaria Vale do Sorraia com idade e trapio, a impôr seriedade e emoção), marcada pelo regresso às pegas dos valentes forcados do Aposento da Moita, depois do drama de Nuno de Carvalho, dois dias antes em Lisboa; marcada, também, por triunfos notáveis de António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e do "ressuscitado" João Ribeiro Telles Jr., pela classe de Manuel Telles Bastos em noite que não lhe correu de feição; e, acima de tudo, pela (re)afirmação dos Salgueiro, pai e filho, como os dois grandes casos desta temporada.
Imponente, magistral, de "fazer cair uma praça", a actuação de João Salgueiro. O "Morante do Toureio a Cavalo" confirmou ontem em Almeirim que, na verdade e se dúvidas ainda restassem, partiu este ano para uma curta temporada decidido a marcar a diferença - e a marcá-la muitos pontos acima do "pelotão". Esteve ali, na arena de Almeirim, o Salgueirinho de outros tempos, o Salgueirinho do "Isco", do "Herói", o Toureiro que incendiava as praças.
Imponente, magistral, de "fazer cair uma praça" - repito as mesmas palavras - foi também, e uma vez mais, a última actuação da noite, de João Salgueiro da Costa, indiscutivelmente o nº 1 dos cavaleiros praticantes e a cavalgar a passos largos para a esperada alternativa, que acontecerá em 2013.
Andou este jovem anos a "marcar passo", a prometer sem "explodir". "Explodiu" por fim este ano. Ferros de "parar corações", emoção ao mais alto nível numa lide sem "pontos mortos", "sempre a mexer" e o público de pé! Uma loucura a noite dos Salgueiro ontem em Almeirim!
Já a seguir, não perca, todas as fotos da corrida de ontem à noite.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com