sexta-feira, 7 de setembro de 2012

IGAC "falta ao respeito" ao Maestro Paulo Caetano...


Na sequência dos "entraves" que tentou colocar à esperada corrida de seis toiros de João Moura Caetano (na foto, quarta-feira passada em Albufeira), que se realiza depois de amanhã, domingo, em Monforte, conforme revelámos em notícia anterior, a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC) não respondeu ainda às solicitações colocadas pelo Maestro Paulo Caetano, esta manhã, via mail e depois por fax - atitude que pode e deve ser interpretada como uma total e repreensível falta de respeito por um profissional do Toureio com mais de 35 anos de carreira...
Paulo Caetano expôs, com a delicadeza que se lhe conhece, que, apesar da não obrigatoriedade legal de ter em praça um sobressalente ou substituto de um toureiro que vai lidar sózinho seis toiros, estava ele nomeado pela organização para o ser, mas solicitava, por não pretender tourear, se necessário fosse, "por motivos pessoais", que fosse autorizada a sua substituição pelo praticante Manuel Vacas de Carvalho, atendendo a que este ano houve já dois precedentes: embora o Regulamento não permita que praticantes substituam profissionais, isso já aconteceu na Nazaré (Salgueiro da Costa substituiu Bastinhas) e no Sobral da Adiça (João Branco substituiu Tito Semedo).
Depois de, desde a manhã e até à hora do almoço, não ter obtido resposta da Drª Rosa Bravo, a quem era endereçado o e-mail, Paulo Caetano fez questão de telefonar para a IGAC. "Ao fim de mais de 50 toques, fui atendido por uma senhora, que me disse que a Drª Rosa Bravo estava em reunião, mas me informou que não fora recebido qualquer e-mail meu...", explica Paulo Caetano, que de seguida reenviou o mail e também o mesmo texto por fax.
"Neste momento são quase cinco da tarde e continuo sem resposta. Para além de considerar que se trata de uma falta de respeito da IGAC por um toureiro com 35 anos de carreira, devo considerar que o meu pedido foi deferido, por não existir nada contra", conclui o famoso cavaleiro.
Destas diligências, Paulo Caetano deu conhecimento a Rogério Jóia, que domingo será o director de corrida em Monforte.
A corrida, que fica na história de Monforte e na história de Moura Caetano, que tem fins solidários - é a favor das obras da Paróquia local - e que teve desde a primeira hora todo o empenho e apoio da população e da Câmara de Monforte, "vai para a frente", garante Paulo Caetano, "apesar de todas as barreiras que nos procuraram colocar" - o povo está à espera e o Toureiro está preparado para o desafio!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com