sábado, 1 de setembro de 2012

Monforte em festa com a "encerrona" de João Moura Caetano

Miguel Rasquinho e os manos Moura Caetano, estrelas da corrida
do próximo domingo em Monforte
Aspecto da conferência de imprensa de ontem em Monforte
O padre Joanees, Maria Moura Caetano e Miguel Rasquinho,
o aficionado presidente da Câmara de Monforte

Hugo Teixeira - "Tourear seis toiros na minha terra, perante a minha gente, é um orgulho enorme para mim" - palavras do jovem cavaleiro João Moura Caetano, ontem, na conferência de imprensa que encheu a Biblioteca Municipal de Monforte e onde foi oficialmente apresentada a corrida que de amanhã a oito dias, 9 de Setembro, se realizará na praça de toiros local e onde o toureiro enfrentará sózinho, pela primeira vez na sua carreira, seis toiros - três de Paulo Caetano e três de Guiomar Cortes de Moura.
Miguel Rasquinho, o aficionadíssimo presidente da Câmara, sublinhou que "Monforte é a capital da Tauromaquia" e que "é um orgulho tremendo" ser palco deste importante evento.
O padre Joanees Oliveira, Pároco de Monforte, a favor de cujas obras revertem os lucros desta corrida, enalteceu e agradeceu a solidariedade dos homens da Festa Brava e em particular, uma vez mais, da Família Caetano e considerou que "este espectáculo, mais do que tauromáquico, é de generosidade".
João Moura Caetano revelou que esta corrida pode marcar o adeus às arenas do seu famoso cavalo "Gabarito", falou da sua excelente quadra e garantiu que "vai ser uma tarde diferente". "Estou preparado para o desafio", assegurou o cavaleiro, que antes da "encerrona" de Monforte, ainda toureará hoje à tarde em Cuba (Beja), amanhã em Montemor-o-Novo e na quarta-feira em Albufeira.
Também sua irmã, Maria Moura Caetano, destacou que a corrida do próximo domingo, 9 de Setembro, em Monforte será "uma boa oportunidade" para dar a conhecer a modalidade da Dressage. A campeã fará uma demonstração no intervalo do espectáculo, integrada na Gala Anual "Paulo Caetano Internacional", acompanhada por Maria Pais do Amaral, Rodrigo Torres e Luis Gomes Ferreira. Presentes também, ontem, na conferência de imprensa, os três cabos dos grupos de forcados que actuarão nesta tarde especial de consagração de João Moura Caetano, a culminar mais uma temporada triunfal do filho do Maestro Paulo Caetano (que este ano se retirou definitivamente das arenas após memorável triunfo na praça do Campo Pequeno).
Na foto ao lado, a Mãe e a Avó de Moura Caetano, respectivamente, Dita Moura Caetano e Dª Maria Guiomar Cortes de Moura.

Fotos Sérgio Batista/@João Moura Caetano