terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O que João Pedro Bolota quis dizer nas entrelinhas do comunicado de hoje...




Miguel Alvarenga - O comunicado é pouco explícito e quase dá vontade de dizer que o proprietário da empresa "Aplaudir" falou muito e disse quase nada. Por norma valentes e frontais na arena (e ele foi forcado exemplar), os homens dos toiros raramente chamam os bois pelos nomes quando falam ou quando escrevem. João Pedro Bolota (foto da direita)não fugiu à regra no seu comunicado desta manhã, onde "esclarece tudo" sem esclarecer quase nada ou, pelo menos, sem esclarecer as coisas de modo frontal e directo. Nas entrelinhas está tudo dito, estilo "em código" - o que é preciso é decifrar, descodificar a mensagem que nos quis transmitir. Vamos por partes.
Ao especificar, a abrir o comunicado, que a "Aplaudir" é dele e só dele, é uma Sociedade Unipessoal e não existem mais nenhum sócio, Bolota começou por separar o trigo do joio, isto é, respondeu indirectamente às "associações" enunciadas por Abel Correia (na foto da esquerda com o cavaleiro Miguel Moura) nas declarações ontem dadas à estampa no site "touro e ouro", estilo "eu sou eu, Abel é Abel" e se vier a existir qualquer união ao cavaleiro praticante Miguel Moura, jamais assumirá um papel secundário num "filme" protagonizado por Abel Correia. Descodificando, quis dizer: "se vier a apoderar Miguel Moura (uma hipótese que parece cada vez mais afastada), fá-lo-ei sózinho, como noutras ocasiões, 'de forma positiva', e nunca num plano de actor secundário, numa equipa liderada por outrém".
João Pedro Bolota foi claro, claríssimo, nas entrelinhas - que é necessário saber ler e saber entender. Mais claro, aí sim, quando recordou que "ocasionalmente, faço parcerias na realização de determinadas corridas de toiros, como já o fiz no passado e poderei fazer no futuro".
Com isto quis deixar bem claro que não entra em parcerias em apoderamentos. Repito: quis deixar bem claro que, se vier a apoderar Miguel Moura (porque é deste hipotético apoderamento que se fala e foi ele que motivou este comunicado), o fará sózinho e não em parceria com Abel.
Voltando atrás: na semana passada, o blog "tauromaquia blog" (que, pese embora não ser muito bem escrito, tem primado pela credibilidade e pela veracidade no que noticia) revelou que Bolota poderia ser o próximo - e primeiro, ao fim e ao cabo - apoderado de Miguel Moura. O empresário não confirmou, nem desmentiu, limitou-se a dizer que "era uma possibilidade em aberto". E ontem confirmou-nos que a hipótese fora equacionada e que ficara de conversar com João Moura e com Miguel, o que ainda não acontecera.
Anteontem, o site "touro e ouro" acabou por "borrar a pintura", ao noticiar - com este título "Abel Correia confirma: João Pedro Bolota na equipa de Miguel Moura" - que "a união não foi ainda oficializada mas é dada como confirmada por Abel Correia", citando depois palavras deste: "a entrada do João Pedro na equipa é certa".
Mais: o referido site foi ao ponto de "garantir" que a notícia avançada em primeira mão pelo "tauromaquia blog" "partia de bases erradas", especificando depois que Bolota "não será o novo apoderado de Miguel Moura", antes entrando na equipa, "mantendo-se Abel Correia como apoderado".
Por outras palavras: Abel quis (uma vez mais) chamar a si o protagonismo da situação, atirando com João Pedro Bolota para um plano secundário. Esta notícia terá sido, ao fundo e ao cabo, a gota de água que fez transbordar o copo do empresário da "Aplaudir". Que o irritou, o "tirou do sério" e  que acabou por motivar esta sua tomada de posição, hoje, em comunicado.
Ou seja: na sua ânsia (uma vez mais) de protagonismo, assim como quem diz "o Bolota entra, mas eu já cá estou e quem manda aqui sou eu", Abel Correia estragou a fita toda. Pode mesmo ter afastado de vez a possível vontade de Bolota de vir a apoderar Miguel Moura. Sem dar por isso, pode ter prejudicado Miguel Moura. A quem as muitas praças de João Pedro Bolota seriam muito úteis para a campanha de 2013.
Às vezes, os homens dos toiros não pensam... e depois...

Fotos M. Alvarenga/Arquivo