Maestro Luis Miguel da Veiga (na foto com Sua Mulher, Luísa Barata Freixo da Veiga) distinguido em Coimbra como "Figura da História do Toureio" |
Mais um prémio a consagrar a brilhante temporada de João Moura Caetano |
Associações taurinas e orgãos de comunicação social foram unânimes em eleger João Maria Branco como praticante triunfador de 2012 |
Manuel Dias Gomes recebe mais uma honrosa distinção |
Reunida durante um jantar em Coimbra na passada sexta-feira, a Tertúlia "Aeminium" atribuiu pelo quarto ano consecutivo os seus prémios a diversas figuras e instituições taurinas.
E os eleitos foram:
Maestro Luis Miguel da Veiga (Prémio "Figura da História do Toureio"), José Manuel Pires da Costa ("Cidadão do Mundo Taurino"), Henrique de Carvalho Dias ("Arte e Cultura"), Luis Fernando Carvalho e Romeiros, de Vila Boim ("Cultura e Fomento da Festa"), Francisco Salvação ("Aficion e Amizade"), João Moura Caetano (Triunfador da Temporada), João Maria Branco (Cavaleiro Praticante), Jacobo Botero (Cavaleiro Amador), Marcelo Loia (Forcado), Manuel Dias Gomes (novilheiro), Pedro Gonçalves (Bandarilheiro), a Ganadaria António Silva (Ganadaria do Ano), o Engº Vitor Estevão e o matador de toiros Júlio Gomes (ambos galardoados com o prémio "Beirão Ilustre").
A Tertúlia "Aeminuim", presidida por José Manso Portela, deliberou ainda a substituição dos falecidos Engº Alexandre Costa Ferreira e Basílio Diniz pelo Prof. Rui Castro Pita e pelo Dr. Ricardo Valentim Espírito Santo, proposta que foi aceite por unanimidade, passando estes dois últimos e de acordo com os estatutos, a fazer parte da tertúlia. Foi também proposto o nome de António Cortesão para "Cronista Revelação", mas tal proposta foi retirada a pedido de seu Pai, João Cortesão, por considerar não ser ético premiar o familiar de um tertuliano.
Os prémios serão entregues no próximo dia 14 durante um jantar no Restaurante "Sol e Brasa", em Coimbra.
Fotos Emílio de Jesus e D.R.