quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cornada de Iván Fandiño em Las Ventas: as fotos de Ricardo Relvas


Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Embora sangrando abundantemente da perna, depois da cornada sofrida ontem em Las Ventas (Madrid) quando entrava a matar o primeiro toiro da tarde e após brilhante e aplaudida faena, premiada com uma orelha, Iván Fandiño saíu da arena pelo seu próprio pé e dirigiu-se ao bloco operatório da enfermaria da praça, onde foi depois operado pelo cirurgião Dr. García Padrós.
O toureiro, que já se encontra livre de perigo, foi transferido ao início da noite para a Clínica La Fraternidad, na capital espanhola, onde vai agora recuperar.
A cornada, de 25 centímetros, não afectou, felizmente, nenhuma veia ou artéria vital. Segundo Néstor García, apoderado de Iván Fandiño (na foto ao lado, fotografado momentos antes do início da corrida), "é uma cornada forte, o toiro meteu muito o piton e girou sofre ele, mas graças a Deus o fémur desviou a cornada, mas a ferida tem orifício de entrada e saída, atravessou o músculo, mas não causou danos maiores".
"Antes da corrida - acrescentou o apoderado em declarações aos sites espanhóis - tinha-me dito que era um dia muito importante para ele, um dia para sair por uma porta (a grande) ou outra (a da enfermaria). Os toiros colhem e ferem. Foi pena ter 'pinchado' com o estoque, porque era uma faena para duas orelhas. Era uma tarde-chave, mas isto é mesmo assim. São as regras do jogo e há que aceitá-las".
A empresa do Campo Pequeno (ler notícia anterior) aguarda entretanto pela evolução do diestro, anunciado para actuar em Lisboa a 6 de Junho na Corrida dos Triunfadores, depois de em 2012 ter ganho o Galardão como melhor matador da temporada lisboeta.

Fotos Ricardo Relvas