terça-feira, 2 de julho de 2013

Açores: homenagem à memória do crítico espanhol Filiberto Mira

O famoso crítico taurino e jornalista espanhol Filiberto Mira (à direita) em 1998
na Ilha Terceira com Miguel Alvarenga (então jornalista do semanário "O Diabo")
e o também saudoso bandarilheiro Ludovino Bacatum. Em baixo, momentos da
homenagem agora prestada nos Açores à memória do jornalista



Foi na semana passada prestada na Ilha Terceira, Açores, uma sentida homenagem à memória do jornalista e escritor taurino espanhol Filiberto Mira, falecido em 2003, em agradecimento ao seu grande trabalho de difusão que fez daquele arquipélago e especialmente daquela ilha, a partir do momento em que a começou a visitar, por volta dos anos 80, dando então a conhecer a tauromaquia açoreana ao exterior, especialmente através das páginas da revista "Aplausos".
O acto, que foi organizado pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e pela Tertúlia Tauromáquica Terceirense, realizou-se num dos salões da edilidade, tendo sido presidido pela presidente, Sofia Couto, que expressou o agradecimento dos seus munícipes ao desaparecido Filiberto Mira, cuja família se encontrava presente.
Arlindo Teles, presidente da Tertúlia, foi o primeiro a usar da palavra, justificando com as suas palavras, o dever desta homenagem, tendo os jornalistas espanhóis Vitor Garcia Rayo e Paco Aguado, recordado a sua biografia e revelado detalhes da sua personalidade. O grande aficionado local Dr. Adolfo Lima, grande amigo de Filiberto, dissertou também  sobre a passagem do jornalista por esta ilha
Encerrou esta homenagem, Guillermo Mira, filho de Filiberto, em nome da família, que recordou em sentidas palavras o fascínio que o seu pai lhes transmitia, sempre que regressava destas paragens, "este bocado de Paraíso", que são os Açores, terras e gentes por quem seu pai sentiu autêntica devoção até ao fim dos seus dias.
Estiveram presentes três das cinco filhas de Filiberto Mira, bem como D. Mercedes Abaurrea, viúva do homenageado, além do já referido seu filho Guillermo, tendo todos recebido inequívocas manifestações de carinho, por parte das muitas pessoas que estiveram presentes nesta homenagem.

Fotos D.R./cortesia Arlindo Teles/Tertúlia T. Terceirense