quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ontem em Lisboa: "El Pipo del rejoneo" sela apoderamento com San Emeterio

Paco Cáceres e Álvaro San Emeterio: aperto de mão, à maneira antiga, selou ontem
oficialmente a nova união profissional para 2014
Paco Cáceres, Álvaro San Emeterio, António e Jorge D'Almeida, Ana e Miguel
Alvarenga ao jantar, ontem, na "Portugália" de Belém, com o Padrão dos
Descobrimentos, onde tudo começou, como pano de fundo


Paco Cáceres e a nova vedeta do rejoneio espanhol Álvaro San Emeterio selaram ontem em Lisboa oficialmente o contrato de apoderamento que os une a partir de agora, com um simples aperto de mão - à maneira antiga.
O local escolhido para a oficialização da relação profissional que já fora, aliás, anunciada, foi a Cervejaria "Portugália" em Belém, que tem o majestoso Padrão dos Descobrimentos como pano de fundo.
"Foi aqui que tudo começou, foi que arrancaram as nossas caravelas no passado e foi daqui que o Infante D. Henrique rumou com os seus navegadores para dar novos mundos ao mundo e construir o Grande Império. E é aqui, também, neste local sagrado, que nasce todo este projecto, abraçado por Paco Cáceres, apadrinhado e acarinhado pela Academia de Toureio a Cavalo e testemunhado pelo principal orgão de comunicação taurino português, o 'Farpas' e que visa lançar em Espanha e em Portugal no próximo ano aquele que considero a próxima grande estrela do rejoneio, Álvaro San Emeterio" - explicou Jorge D'Almeida, mestre do jovem ginete de Santander e criador da recém formada Academia de Toureio a Cavalo, sediada em Almeirim.
Paco Cáceres, já referenciado em Espanha como "El Pipo del rejoneo", numa clara alusão ao famosíssimo apoderado espanhol que nos anos 60 descobriu e lançou o mítico toureiro Manuel Benítez "El Cordobés", é há seis anos o mais destacado taurino do país vizinho na gestão da carreira de rejoneadores e cavaleiros portugueses. Actualmente, apodera Ana Rita e David Gomes, dá o seu apoio a dois jovens rejoneadores espanhóis e acaba também de firmar contrato para lançar em 2014 em Espanha o jovem rejoneador colombiano Jacobo Botero. O apoderamento de San Emeterio é a grande aposta do conhecido taurino espanhol.
"O rejoneio está neste momento cingido a um grupo restrito de figuras, são sempre os mesmos a formar cartel nas grandes feiras. Há que arejar e renovar com novas vedetas e esse é o grande desafio que abraço ao aceitar este apoderamento. Acredito que Álvarito pode mexer com o rejoneio no próximo ano em Espanha", disse, por seu turno, o apoderado espanhol.
O jantar de ontem reuniu à mesa, além de Paco Cáceres e Jorge D'Almeida com Álvaro San Emeterio e António D'Almeida (duas estrelas da Academia de Toureio a Cavalo), também Miguel e Ana de Alvarenga - que testemunharam o nascimento deste novo apoderamento.

Fotos D.R.