sexta-feira, 28 de março de 2014

1968: picadores no Campo Pequeno no Festival do "Sector 1"




Fundado há 82 anos, em 1 de Maio de 1932, o Grupo Tauromáquico "Sector 1" organizou durante alguns anos um festival taurino na praça do Campo Pequeno que se destacava por ser o único espectáculo da temporada com a intervenção de picadores, ao tempo permitidos em Portugal. Mais tarde, o Fundo de Assistência dos Toureiros organizou também festejos picados na mesma praça.
Hoje, dia em que o "Sector 1" leva a efeito na sua sede - na Rua 1º de Dezembro, em Lisboa, ao Rossio - um colóquio sobre a Imprensa Taurina com a participação de cinco destacados críticos tauromáquicos (cartaz ao lado), recordamos o festival efectuado na noite de 12 de Setembro de 1968, a que se dignaram assistir os Embaixadores de Espanha e em que actuaram os matadores de toiros Armando Soares, José Simões, "El Puri" e Juan Carlos Beca Belmonte, o novilheiro Gilberto Belchior a os cavaleiros Manuel Conde, Fernando Andrade Salgueiro e D. Francisco Azarujinha, tendo as pegas estado a cargo do Grupo de Forcados de Santarém, sob o comando de Ricardo Rhodes Sérgio. Actuaram como picadores o português Joaquim Trancas e o espanhol José Luis Atienzo.
Mesmo sem picadores, que há uns anos deixaram de ser permitidos em arenas lusas, por que não voltar a levar a cabo o festival do "Sector 1"? Fica o desafio à actual presidente do Grupo Tauromáquico, a cronista taurina Patrícia Sardinha. Vamos nisso?