sábado, 29 de março de 2014

Paco Velásquez: não foi a alternativa sonhada...

O momento da alternativa de Paco Velásquez, jovem toureiro português de Riachos
Chamou-se "Gitanillo" e pesou 540 quilos o toiro de Javier Garfias com que se
doutorou ontem no México o nosso 39º matador de toiros
Paco Velásquez não teve sorte da sua alternativa


Paco (Francisco) Velásquez tornou-se ontem o 39º matador de toiros português ao tomar a alternativa numa corrida mista de máximas figuras realizada em praça portátil em Tequisquiapan no México e que registou meia entrada. Pablo Hermoso de Mendoza, que actuava como único cavaleiro (rejoneador) foi o grande triunfador, cortando duas orelhas ao seu primeiro toiro e uma ao segundo, ambos do ganadeiro Fernando de la Mora, que no final da primeira lide de Pablo deu volta ao ruedo com o toureiro (foto ao lado).
Paco Velásquez (fotos de cima) tomou a alternativa apadrinhado por Fermín Spínola, com o testemunho de Alejandro Amaya e de Pablo Hermoso. Da ganadaria de Javier Garfias, o toiro do doutoramento do novo matador de toiros luso chamava-se "Gitanillo", tinha o nº 17 e pesou 540 quilos. O diestro recebeu-o com bonitas "verónicas". Depois da cerimónia de alternativa, Paco Velásquez brindou ao matador Alejandro Amaya pelo grande apoio que lhe tem dado no México e iniciou a faena de muleta. Mas teve azar. O toiro embateu com força contra um burladero e partiu o piton. O toureiro abreviou e matou o "Gitanillo", recebendo palmas.
O seu segundo toiro, "Chocolatero", foi complicado e necessitava de uma muleta mais experiente, apesar de o toureiro português ter logrado alguns muletazos de mérito. Falhou com a espada, mas o público aplaudiu-o em reconhecimento pelo seu esforço.
Fermín Spínola foi silenciado no seu primeiro toiro e cortou uma orelha ao segundo. Alejandro Amaya foi silenciado em ambos.

Fotos Juan Andrés H. Mendoza e Emílio Méndez/suertematador.com