terça-feira, 8 de abril de 2014

RTP transmitirá 7 corridas esta temporada

Câmaras da RTP (aqui, há dois anos, na Monumental do Montijo) vão estar este ano
em seis praças de toiros nacionais: Estremoz, Campo Pequenbo (duas vezes), Póvoa
de Varzim, Albufeira, Figueira da Foz e Angra do Heroísmo (Açores)


No ano em que assinala o 50º aniversário da sua tradicional corrida de toiros - a mais antiga e a mais prestigiada do calendário taurino nacional - a RTP transmitirá esta temporada sete corridas de toiros, segundo nos informou ontem em Estremoz o jornalista Luis Castro (foto ao lado), membro da Direcção de Programas do canal estatal e actual presidente da Casa do Pessoal da RTP.
A primeira corrida transmitida em directo pela RTP será a de 2 de Maio em Estremoz, que ontem mesmo foi oficialmente apresentada na cidade alentejana por Rui Bento (gestor da praça) e Luis Mourinha, presidente da Câmara local. O cartel, como já é do conhecimento público, é formado por Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Maria Branco e pelos grupos de forcados de Portalegre, de Monforte e do Redondo, que enfrentarão toiros da ganadaria Passanha.
Segue-se a 50ª Corrida TV em directo da praça do Campo Pequeno na noite de 3 de Julho - com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Vitor Ribeiro e João M. Branco, os forcados de Montemor e Lisboa e toiros da ganadaria Murteira Grave.
Ainda em Julho, a RTP transmitirá da praça de toiros nortenha da Póvoa de Varzim a tradicional Corrida TV/Norte, também organizada pela empresa do Campo Pequeno e que terá um cartel de seis cavaleiros e três grupos de forcados e, provavelmente, um imponente curro de toiros da ganadaria de António Charrua Herds.
Durante o mês de Agosto, a RTP transmitirá três corridas de toiros, nomeadamente da Monumental de Albufeira, da Figueira da Foz e de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira), sendo esta a tradicional corrida das festas da Praia da Vitória, a realizar na Monumental de Angra.
Finalmente, em Outubro, será transmitida, como é habitual, a corrida de Gala à Antiga Portuguesa que encerrará a Temporada do Campo Pequeno.
O Dr. Vasco Lucas e José Cáceres deverão ser, como até aqui, os comentadores das corridas da RTP.

Fotos M. Alvarenga