quinta-feira, 26 de junho de 2014

José Garrido: colhida e triunfo ontem em Badajoz

Momento da aparatosa colhida de José Garrido ontem em Badajoz
Depois de terminar a faena e cortar a segunda orelha, Garrido a caminho da
enfermaria acompanhado pelo Dr. Carlos Franco
Oito dias depois de triunfar em Lisboa, Garrido voltou ontem a deitar cartas em
Badajoz: cortou duas orelhas e só não saíu em ombros por se encontrar em
observação na enfermaria

Oito dias depois do seu grande êxito no Campo Pequeno, a figura do futuro, o novilheiro José Garrido, sagrou-se ontem triunfador absoluto da novilhada que encerrou a Feira de Badajoz ao cortar duas orelhas, uma a cada novilho do seu lote, não saindo em ombros por se encontrar em observação na enfermaria, mercê de ser sido violentamente colhido quando iniciava a sua segunda faena, ao quarto da ordem. José Garrido sofreu uma lesão no joelho esquerdo e foi imobilizado na enfermaria da praça, sendo depois transferido para a Clínica Extremeña de Salud, em Badajoz, onde ainda está internado. A lesão é preocupante na medida em que Garrido tem compromisso marcado para o próximo dia 3 de Julho na Real Maestranza de Sevilha, onde é repetido mano-a-mano com Borja Jiménez depois de ambos terem saído em ombros pela Porta do Príncipe no início deste mês. O Dr. Carlos Franco, médico cirurgião e ex-presidente do Club Taurino Extremeño de Badajoz, que assistiu José Garrido na enfermaria da Monumental, disse aos repórteres da rádio da revista "Aplausos" que "há que esperar e ver a evolução. Agora é certa e impotência funcional, mas têm que passar os dias. De momento, há que haver tranquilidade". Garrido foi esta noite sujeito a pertinente estudo radiológico que determinará o verdadeiro alcance da lesão.
Perante um quarto de casa, em tarde fria e desagradável - mas felizmente sem a tempestade que na véspera obrigou ao cancelamento da corrida - lidaram-se ontem em Badajoz novilhos de Luis Algarra, desiguais de jogo e apresentação. José Garrido cortou uma orelha em cada um do seu lote; Gines Marín deu volta à arena no primeiro e foi ovacionao no segundo; e Fernando Flores, que debutava com picadores, cortou uma orelha no primeiro e foi ovacionado no segundo, com leve petição de orelha.
O bandarilheiro José Maria Amores, da quadrilha de José Garrido, foi também colhido pelo quarto novilho da tarde, recorrendo ao hospital por sofrer uma lesão no pulso.

Fotos Gallardo/badajoztaurina.com e J. M. Ballester/aplausos.es