quarta-feira, 13 de agosto de 2014

7 seguidas em 6 dias (duas na quinta): a "semana louca" do Maestro Moura



O Maestro João Moura (na foto de cima, actuando no passado sábado na Nazaré e, na do lado, com Paulo Jorge Santos e o apoderado Carlos Teles em Nisa, voltando ambos a tourear juntos esta quinta-feira na Amareleja) inicia hoje à noite em Albufeira a sua "semana louca" com corridas diárias até segunda-feira (sete em seis dias!) e a proeza de na quinta tourear duas, à tarde na Amareleja e à noite em Alcochete.
Esta noite em Albufeira (Algarve), frente a toiros de Condessa de Sobral, vai alternar com Rui Salvador e Tito Semedo e nas pegas estarão os forcados de Évora e de Beja.
Amanhã, quinta-feira, João Moura toureia à tarde na Amareleja com Paulo Jorge Santos e o matador Paco Velásquez (toiros de Silva Herculano e Murteira Grave e a participação, também, dos forcados de Lisboa e da Póvoa de S. Miguel) e à noite em Alcochete (corrida de gala à antiga portuguesa, toiros de Fernandes de Castro e cartel formado, além de Moura, por Rui Salvador, Sónia Matias, Manuel Lupi, Filipe Gonçalves, Mateus Prieto e Jacobo Botero e forcados de Évora e Alcochete).
Na sexta-feira, dia 15 (feriado), João Moura estará na tradicional corrida da Malveira para alternar com os cavaleiros locais Marcelo Mendes e David Gomes frente a toiros de Pinto Barreiros e Vale Sorraia, numa tarde em que serão homenageados os bandarilheiros Manuel Jacinto e Paco Duarte. Nas pegas, os grupos de forcados de Lisboa e da Tertúlia Tauromáquica do Montijo.
No sábado será a vez de Tomar, onde João Moura vai actuar ao lado de seu filho Miguel Moura e de Rui Salvador, na lide de toiros da ganadaria Rio Frio. Pegam os forcados de Tomar e de Portalegre.
Finalmente, no domingo, dia 17, o Maestro Moura toureia "em casa", mais concretamente na praça da sua terra, Monforte, que tem o nome do seu sempre lembrado Pai, João Moura. Os toiros pertencem a Lopes Branco e serão seus alternantes os cavaleiros Francisco Maldonado Cortes e João Moura Caetano e ainda o novilheiro e seu sobrinho João Augusto Moura, que lidará um toiro de Torre de Onofre. Nas pegas, comemorando os 14 anos da sua fundação, actua em solitário o grupo de forcados de Monforte.
Na segunda-feira, 18, estará em Espanha, na praça de Tafalla (Navarra) para actuar na corrida comemorativa dos 25 anos de alternativa de Pablo Hermoso de Mendoza, onde também participa seu filho Miguel Moura (que esta semana actua também em duas corridas em França).
João Moura descansará apenas dois dias e na quinta-feira, 21, regressa ao Campo Pequeno para mais uma grande corrida ao lado de Rui Fernandes e Francisco Palha, com toiros de Manuel Veiga e um concurso de pegas disputado pelos forcados do Barrete Verde de Alcochete, S. Manços e Beja.

Fotos Fernando José e D.R.