quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Campo Pequeno: mais estórias do "filme" de ontem!

Abel Correia e Rui Bento sairam ontem do bar "Volapié" (no Campo Pequeno) já
era madrugada. Para trás, ficou uma longa conversação para a montagem do elenco
de 21 de Agosto. Os telemóveis de ambos iam ardendo de tanto terem trabalhado
ao longo da noite. Em Monforte, João Moura foi sendo informado a par e passo
do que ia ocorrendo...
24 de Julho na trincheira do Campo Pequeno: João Telles, Paula Mattamouros e
Rui Bento. Falaram, riram, fartaram-se de dar nas vistas, mas não chegaram outra
vez a acordo. Telles era um dos eleitos por Bento para a grande corrida de 21 de
Agosto, mas mais uma vez ficou de fora...


Ontem o "filme" acabou tarde. Passava da meia-noite e ainda Rui Bento e Abel Correia estavam "reunidos" na esplanada do bar "Volapié" no Campo Pequeno, depois de ao longo da noite terem fechado e ultimado todos os pormenores para o grande cartel de 21 de Agosto. Para trás ficara, uma vez mais, a hipótese (tentada) de João Ribeiro Telles se apresentar este ano na arena de Lisboa. Inclui-lo no elenco de 21 de Agosto era a intenção de Rui Bento. Terá havido uma primeira abordagem, que deu bem nas vistas, na trincheira do Campo Pequeno durante a corrida de 24 de Julho (fotos), mas uma vez mais a contratação de "Ginja" não se concretizou.
Ontem à tarde, Rui Bento estava "a ferver". Depois de toda a polémica que envolveu a montagem do cartel da Corrida do Emigrante (amanhã), havia que "dar uma volta à situação" e recolocar nos carris a carruagem (descarrilada...) do que se intitulara como uma "temporada única". Ou ia ou rachava. Bento idealizava um cartel de competição entre três cavaleiros jovens. Trazer Francisco Palha a Lisboa, depois de ali não tourear há dois anos (da última vez em que toureou no Campo Pequeno saíu em ombros com Ventura) era um dos projectos do antigo matador. Já tinham conversado duas semanas antes, aquando da última corrida de Diego Ventura em Lisboa.
Rui Fernandes (cujo apoderado espanhol recusara a corrida mista com Ferrera e por isso o cavaleiro saira também do cartel da abertura da época na Figueira, que se efectuou domingo passado) era outra das hipóteses que Rui Bento tinha em carteira. O negócio com João Telles foi mesmo por águia abaixo. E Bento não pensou duas vezes: apressou-se a contratar o Maestro Moura como cabeça de cartaz. Chamou o apoderado Abel Correia, que ao final da tarde se apresentou no escritório da empresa, na praça. Como ontem referimos, a reunião teve a participação de João Gonçalves, administrador da Sociedade Campo Pequeno. A seguir, Bento e Abel sairam para jantar no "Volapié". Ao longo do repasto, foram várias as ligações feitas para Monforte. Mesmo longe, João Moura esteve sempre perto e em cima dos acontecimentos. Ao início da noite, Bento fechou negócio com Rafael Vilhais, apoderado de Francisco Palha - que se apressou a passar a notícia a um funcionário seu. Entretanto, Rui Bento fechara também negócio, via telefone, com Andrés Caballero, apoderado de Fernandes. O elenco estava montado. Faltava a Drª Paula Mattamouros (administradora do C. Pequeno) aprovar. Rui Bento telefonou-lhe e teve de imediato o "ok".  E para que não se perca tempo e se promova em tempo útil esta grande corrida, o cartaz oficial está neste momento a ser elaborado e deverá ser divulgado ainda hoje ao final da tarde. O resto já se sabe: os toiros são da ganadaria de Manuel Veiga e os grupos de forcados (concurso de pegas) serão os do Barrete Verde de Alcochete, de S. Manços e de Beja. Foram eleitos ontem à noite por Rui Bento no "Volapié". Os respectivos cabos souberam pelo "Farpas" que iam pegar essa corrida. Somos profissionais: continuamos a estar em cima do acontecimento!

Fotos M. Alvarenga, Hugo Teixeira e Emílio de Jesus