segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fernandes e Palha: triunfos apoteóticos em Espanha aumentam expectativa para 5ª feira em Lisboa

Ontem em Roa de Duero: Fernandes, Miguel Moura e Ginés
Cartagena em ombros
Rui Fernandes: três orelhas no sábado em Guijuello saindo em ombros
com Sérgio Galán (triunfador de Madrid este ano)



Os cavaleiros Rui Fernandes (fotos de cima) e Francisco Palha (foto ao lado) triunfaram rotundamente nas corridas em que participaram, em Espanha, no passado fim-de-semana, o mais taurino do calendário e que precede a sua apresentação no Campo Pequeno, na próxima quinta-feira, dia 21.
Ontem,  domingo, em Roa de Duero (Burgos), com toiros de La Laguna, Rui Fernandes foi ovacionado no seu primeiro e cortou as orelhas ao segundo do seu lote, numa tarde também de triunfo para o português Miguel Moura (que cortou uma orelha no primeiro e duas no segundo), saindo ambos em ombros com Ginés Cartagena Jr. (aplausos e duas orelhas).
Francisco Palha, que toureava ontem em Pollos (Valladolid), cortou três orelhas a toiros da divisa portuguesa do Conde de Cabral, saindo também triunfalmente em ombros com Diego Ventura (que cortou quatro orelhas e um rabo). Na sexta, em corrida à portuguesa (sem morte do toiro), obteve grande triunfo na praça francesa de Saintes Maries de la Mer.
No sábado, em Guijuelo (Salamanca), Rui Fernandes cortou três orelhas a toiros de Pilar Población e, em Almorox (Toledo), Francisco Palha cortou quatro orelhas (duas ao ao seu primeiro, foi ovacionado depois de matar o seu segundo e cortou mais duas no último, que lidou por lesão do seu companheiro de cartel). Os toiros pertenciam à ganadaria de Prieto de la Cal.
Na sexta-feira, dia 15, e como oportunamnete noticiámos, em Burgo de Osma (Sória), Rui Fernandes lidou toiros de Urcola, com o resultado de ovação e duas orelhas.
Com este brilhante balanço, adensa-se a expectativa para a corrida da próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, onde alternarão com João Moura (que hoje também toureia em Espanha, em Tafalla, na corrida da comemoração dos 25 anos de alternativa de Pablo Hermoso de Mendoza), a maior figura mundial do toureio a cavalo dos últimos trinta anos, na corrida concurso de pegas, em que se lidarão toiros de Manuel Veiga.
Os grupos de forcados que disputam o prémio para a melhor pega de caras são os amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, São Manços e Beja, capitaneados respectivamente por Marcelo Loia (que faz a sua estreia em Lisboa, depois de na semana passada ter assumido a chefia do grupo, sucedendo a João Salvação "Ninan"), Joaquim Branco e João Maria Charraz.

Fotos D.R.