quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Francisco Palha: "Claro que ao Campo Pequeno vou de casaca à portuguesa, era o que faltava..."

A casaca "aculturada" que Francisco Palha idealizou para tourear em Espanha.
Acaba por ser uma mistura do traje tradicional português e do traje tradicional
espanhol. Não é sim, nem é não, por outras palavras, não é carne, nem é peixe,
é uma casaquinha meio esquisita. Na noite de 21 de Agosto, fica em casa. Palha
vem ao Campo Pequeno trajado "à antiga portuguesa", pois claro. "Era o que faltava,
tenho muito respeitinho pela nossa tradição"
, confessou ao "Farpas"


Ainda ontem e mal foi conhecida a presença de Francisco Palha na corrida de 21 de Agosto em Lisboa, com Moura e Fernandes, surgiram logo as (polémicas) dúvidas: virá ele ao Campo Pequeno com a estranha casaca (foto ao lado e na de cima também) que inventou e que tem usado nas corridas em Espanha? Ou virá trajado com a tradicional casaca à portuguesa?
Não perdemos tempo e fizemos a pergunta a Francisco Palha. Resposta pronta do cavaleiro:
"Era o que faltava! Essa casaca é só para as corridas em Espanha. Ao Campo Pequeno, claro que levarei a casaca à portuguesa! A tradição é muito bonita e é preciso saber respeitá-la!".
Mas, para que não ficassem dúvidas, explicou:
"Não quero dizer com isso que não respeite a nossa tradição quando toureio em Espanha. Apenas e só, como na altura (este ano) expliquei ao 'Farpas', idealizei essa casaca mais leve, mais curta, sem rendas nas mangas, em suma, mais confortável e mais prática, para as corridas em Espanha. Mas continuo a tourear de tricórnio e a casaca não deixa de ser à portuguesa, embora se possa considerar que é 'aculturada', ou seja, que reúne um pouco das duas culturas, a portuguesa e a espanhola. Mas em Espanha não fica mal tourear assim. Toda a gente sabe que sou português e que não estou a trajar à espanhola. Em Lisboa, o caso muda de figura, podiam interpretar mal. E eu tenho muito respeitinho pela nossa tradição!".
Mais tranquilos, senhores?...

Fotos Ricardo Relvas, @de Beaumont N e D.R./@Francisco Palha