terça-feira, 19 de agosto de 2014

Portugueses destacam-se em arenas de Espanha

João Martins, aluno da Escola "José Falcão", somou êxito no país vizinho
David Gomes e Ana Rita (foto de baixo) obtiveram importantes triunfos em Espanha

No fim-de-semana mais taurino do calendário anual, foram vários os toureiros portugueses que se destacaram em arenas de Espanha.
Para além dos triunfos já noticiados de Rui Fernandes, de Moura Caetano, de Francisco Palha, de Paulo Jorge Santos, de João Telles e dos Mouras (Maestro João e seu filho Miguel) em arenas do país vizinho, há ainda a destacar sonantes êxitos alcançados além-fronteiras pelos cavaleiros David Gomes e Ana Rita e pelo jovem João Martins, aluno da Escola "José Falcão" de Vila Franca.
Ana Rita (foto ao lado), que dias 10 e 11 saira em ombros das praças de León (três orelhas) e de Villacañas (duas orelhas), voltou a triunfar na última sexta-feira, 15 de Agosto, em Tábara (Zamora), onde cortou uma orelha no primeiro toiro e duas no segundo, ambos da ganadaria Valuengo, saindo em ombros. No sábado, em Villacarcayo (León), nova saída aos ombros, depois de cortar  duas orelhas no primeiro e uma no segundo; e no domingo, em Mozoncillo (Segóvia), frente a toiros de Hermanos Camiñero, cortou duas orelhas no primeiro e foi silenciada no segundo, de novo saindo em ombros.
Também o cavaleiro praticante David Gomes obteve este fim-de-semana dois êxitos em Espanha: no sábado, em Valdeverdeja, cortou quatro orelhas e um rabo, saindo em ombros, voltando a abrir a "porta grande" no domingo em Los Hinojosos, onde cortou duas orelhas ao primeiro toiro. O segundo inutilizou-se antes de terminar a lide.
Quanto ao jovem diestro da Escola de Vila Franca, João Martins, toureou na quinta-feira, dia 14, no IX Certame Internacional de Málaga e cortou uma orelha a um novilho de Santiago Domecq. No sábado, em Buitrago (Madrid), saíu em ombros depois de cortar as duas orelhas ao novilho de Carlos Aragón Cancela, sagrando-se triunfador da novilhada. No próximo dia 21 (quinta-feira), toureia em Peñaranda de Bracamonte (Salamanca).

Fotos D.R.