terça-feira, 19 de agosto de 2014

Póvoa de Varzim, domingo: José Carlos Portugal tomou a alternativa

No início da corrida de domingo na Póvoa de Varzim guardou-se um minuto de
silêncio em memória dos pescadores mortos no mar
Joaquim Bastinhas concedeu a 22ª alternativa da sua carreira
no passado domingo na Póvoa de Varzim ao cavaleiro nortenho
José Carlos Portugal
José Carlos Portugal aplaudido na volta a arena, depois de uma lide digna na tarde
da sua alternativa
Público nortenho adora-o: Bastinhas toureava este ano pela quarta vez na Póvoa
de Varzim e voltou a emocionar tudo e todos
Arte & Emoção na lide de Sónia Matias
Público nortenho vibrou com a emotiva lide de Mateus Prieto, que vingou na Póvoa
do Varzim a sua actuação menos boa na sexta na televisionada da Figueira 
Ousado e destemido, Filipe Ferreira cravou ferros de emoção ao toiro de Isidro
dos Reis, mais preocupado em galgar as tábuas...
Após lide esforçada a um toiro complicado que não lhe permitiu brilhar, a amadora
Soraia Costa saltou à arena, mas o director de corrida não a autorizou a dar a volta
O "Farpas" esteve domingo na Póvoa de Varzim, onde se realizou mais uma corrida de toiros, esta com a particularidade de ter recebido a alternativa o cavaleiro nortenho José Carlos Portugal numa tarde (inédito) em que actuava também a sua própria filha, a amadora Soraia Costa. A Catedral Nortenha da Tauromaquia registou meia entrada e a organização do festejo coube ao também empresário Jorge Vicente, cabo dos Forcados Amadores de Alenquer. Os toiros, bem apresentados e cumpridores no geral, pertenciam à ganadaria montemorense de Gregório Oliveira, substituindo, por razões não explicadas, os anunciados de Falé Filipe. Um dos toiros não tinha peso suficiente e foi substituído, na impossibilidade de, em cima da hora, se ir buscar outro a Montemor, por um da ganadaria nortenha de Isidro dos Reis, lidado em quinto lugar por Filipe Ferreira e que não demonstrou as mínimas qualidades.
Marcaram a corrida os sólidos triunfos dos veteranos Joaquim Bastinhas (que actuava este ano pela quarta vez na Póvoa, onde continua a ser recebido com enorme carinho pelo público do Norte) e Sónia Matias (também um caso de popularidade por aquelas bandas) e o querer de Mateus Prieto, que chegou ao público e esteve muito bem, depois de na sexta-feira ter tido uma actuação menos feliz na corrida televisionada da Figueira da Foz. José Carlos Portugal esteve regular no toiro da alternativa e deu aplaudida volta à arena. Filipe Ferreira fez o que podia no complicado e reservado toiro de Isidro dos Reis, que tentou por várias vezes saltar as tábuas, destacando-se o cavaleiro do Bombarral em dois valentes curtos em sortes de "quiebro". A amadora Soraia Costa enfrentou um toiro complicado e não pôde brilhar. No final, veio à arena, mas o director de corrida Manuel Gama, ao abrigo da nova regulamentação, não lhe permitiu dar a volta.
As pegas, como anteriormente noticiámos, foram executadas com brilhantismo pelos Forcados de Alenquer e a corrida foi bem dirigida, como se referiu, por Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva. No início do espectáculo, guardou-se um minuto de silêncio em memória dos pescadores da Póvoa que morreram no mar e em homenagem dos quais se realizava esta corrida.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com