segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Morreu o "Zique", o "cavalo único" de João Telles



"Foi sem dúvida um dos melhores cavalos de toda a vida, se não o melhor mesmo. Com ele vivi e consegui realizar o toureio que sinto e que sonho. É uma grande perda, porque não o considerava um cavalo bom, considerava-o sim, um cavalo único" - palavras de João Ribeiro Telles Jr. sobre o "Zique da Pêra Manca", que morreu no passado dia 15 de Agosto na clínica onde estava internado, vítima de grave pneumonia. Só ontem o toureiro veio a público dar "a notícia muito triste", como ele próprio referiu na sua página oficial da rede "Facebook".
Considerado um dos melhores cavalos de toureio da actualidade, se não o melhor, o craque da quadra de João Telles foi um cavalo completo, dotado de grande elasticidade, passando por todos os tércios: parou toiros, foi cavalo de bandarilhas e também do último tércio. Há três temporadas subiu ao máximo com as suas incríveis batidas ao piton contrário. "Lidava como nenhum outro e tinha uma beleza natural única", recorda o jovem cavaleiro da Torrinha.
O "Zique" tinha o ferro da prestigiada coudelaria de João Grave e proporcionou êxitos inesquecíveis a João R. Telles, destacando-se na última temporada as suas actuações em Alcochete, no Campo Pequeno (Corrida TV) e em Estremoz.
Actuou pela última vez (fotos) na corrida de 10 de Junho passado na Monumental de Santarém.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com