sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Augusto Gomes Júnior, 100 anos: Festa de luto pela morte do pioneiro do toureio a pé

Na praça da Póvoa de Varzim, com seu filho e seus netos
Em 2003, com Francisco Morgado, quando o "Farpas" o galardoou com o
Troféu "Prestígio"


O dia amanheceu mais triste com a notícia da morte de Augusto Gomes Júnior (100 anos), o grande pioneiro do toureio a pé em Portugal e o primeiro novilheiro luso que actuou trajado de luces em Espanha, o que aconteceu em 1942 em Pamplona.
Augusto Gomes Júnior - a quem prestaremos homenagem ao longo do dia de hoje - faleceu em sua casa ao início desta madrugada. O seu corpo vai estar em câmara ardente a partir das 18 horas na Igreja do Campo Grande e as cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, sábado, pelas 15h45, no cemitério dos Olivais, em Lisboa.
Augusto Gomes Júnior era Pai de José Luis Gomes (ex-cabo dos Forcados Amadores de Lisboa) e Avô do novilheiro Manuel Dias Gomes e dos forcados Pedro Maria Gomes (actual cabo dos Amadores de Lisboa) e Gonçalo Maria Gomes e ainda de Madalena Dias Gomes - a quem endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a toda a ilustre Família enlutada.
Foi o segundo matador de toiros da nossa história, recebendo a alternativa a 10 de Agosto de 1947 em Constantina de la Sierra (Sevilha), apadrinhado pelo histórico António Bienvenida com o testemunho de "El Choni", frente a toiros de Natera. Uma grave colhida ainda nos tempos de novilheiro em Tafalla, impediu-o de se tornar o primeiro matador, que acabou por ser Diamantino Vizeu, doutorado em Barcelona cinco meses antes do Maestro Augusto Gomes Júnior, que em 1951 renunciaria à alternativa, passando à classe de bandarilheiro, em que se manteve durante muitos anos, integrando, entre outras, a quadrilha do saudoso cavaleiro José Mestre Batista. Foi ainda professor na desaparecida Escola de Toureio "Arena" e exerceu também com integridade as funções de director de corrida.
O Maestro faleceu precisamente no dia em que sua Mulher, se fosse viva, completaria igualmente 100 anos.
Que em paz descanse.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo