quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Triunfal corrida da Pêra Rocha no domingo nas Caldas

Assistiu à corrida a Drª Ana Freixo, antiga presidente da Casa do Pessoal da RTP
e organizadora das Corridas TV com o saudoso empresário Manuel Gonçalves,
na foto quando era brindada pelos Forcados Amadores de Alenquer
Triunfo da ganadaria Passanha premiado com a volta à arena do ganadero Diogo
Passanha com Pedro Salvador e o forcado André Laranjinha no quinto toiro da tarde
Toureiros e público guardaram um respeitoso minuto de silêncio em memória
de Augusto Gomes Júnior, o pioneiro do toureio a pé em Portugal, falecido na
semana passada
A tarde iniciou-se com o desfile da Confraria da Pêra Rocha do Oeste
Filipe Ferreira: alternativa digna nas Caldas da Rainha
Foto Manuel Ribeiro
Com os novos "eclipsados", o Maestro Bastinhas arrisca-se a ser o grande
triunfador desta temporada de 2014. Nas Caldas, voltou a galvanizar o público
com o seu estilo único e tão apreciado de norte a sul do país
A caminho dos 20 anos de alternativa (que comemorará na próxima temporada),
Marco José obteve um bom triunfo nas Caldas. Merece mais este toureiro!
Público reconheceu em aplaudida volta à arena o esforço e a arte de Sónia Matias,
a quem coube lidar o pior toiro da tarde
Pedro Salvador em grande destaque no domingo nas Caldas
Mais uma grande actuação de Gilberto Filipe, em ano de absoluta consagração
Francisco Parreira voltou a dizer que vai ser alguém no difícil mundo dos toiros


Miguel Alvarenga - Decorreu em bom ritmo e recheada de bons momentos de toureio, com sete estilos distintos, a IV Corrida da Pêra Rocha do Oeste, uma excelente organização do empresário Jorge Vicente, no último domingo na praça das Caldas da Rainha, que registou uma grande afluência de público nas bancadas.
Lidaram-se seis bons toiros da triunfadora ganadaria de Passanha, exceptuando o quarto (de Sónia Matias) e um novilho de Santa Maria de muito bom jogo. O ganadero Diogo Passanha deu justificada volta à arena com o cavaleiro Pedro Salvador no final da lide do quinto da ordem.
Depois do desfile dos membros da Confraria da Pêra Rocha e após um minuto de silêncio nas cortesias, em homenagem à memória de Augusto Gomes Júnior, foi celebrada a alternativa do cavaleiro Filipe Ferreira, apadrinhado por Joaquim Bastinhas e com o testemunho dos restantes companheiros de cartel (foto ao lado), a quem coube lidar o primeiro toiro da tarde. Filipe Ferreira esteve "limpo" e digno no toiro do doutoramento (cuja lide não brindou a ninguém, nem ao público...), procurando cravar os ferros em sortes frontais e sem falhas.
Depois do grande triunfo no Campo Pequeno, o Maestro Bastinhas voltou a marcar a tarde nas Caldas com uma fantástica actuação constantemente aplaudida pelo público e onde reafirmou o momento enorme que atravessa nesta sua 31ª temporada como profissional, de tal forma que é já apontado como o mais sério candidato ao trono de triunfador da mesma - o que não estranhará a ninguém, dado o fulgor e a maestria com que se vem exibindo em todas as praças do país, de norte a sul, continuando a deter um invejável recorde de popularidade, o que fala por si do seu valor e do apreço que o público "dos 7 aos 77 anos" (como o Tintim!) continua tendo por si.
Marco José é um toureiro que já merecia, quase a cumprir vinte anos de alternativa, um outro tratamento e uma maior atenção por parte dos grandes empresários deste país. Com o célebre cavalo "Girassol", protagonizou uma brilhante actuação, com ferros emotivos e brega acertada, galvanizando o público em sortes de muita verdade e emoção.
Sónia Matias esteve valente, como sempre, frente ao mais complicado Passanha da tarde, que cedo procurou o refúgio em tábuas. Valeu a experiência e a entrega da toureira para sacar faena, premiada com música e calorosas ovações da assistência.
Pedro Salvador, que incompreensivelmente tem toureado menos este ano, acabou por ser o grande destaque da corrida com uma lide de muita emoção e fantásticos ferros. Aqueceu o ambiente, trouxe às bancadas o grande fulgor das maiores tardes de toiros e obteve um significativo triunfo, reafirmando todo o seu valor e toda a sua arte.
Gilberto Filipe vive um momento importantíssimo e está a deitar cartas nesta temporada de absoluta consagração em que alcançou definitivamente a fila da frente. Também triunfador na última corrida da temporada em Lisboa, voltou nas Caldas a deixar enorme ambiente com uma aplaudida actuação pautada por momentos muito altos.
Fechou a corrida o promissor amador Francisco Parreira (de Alenquer), que uma vez mais deixou a esperança de poder vir a ser um valor a ter em conta. Tem sentido de lide, monta bem, sabe o que faz. Promete muito.
As sete pegas, como já aqui referimos em detalhe, foram executadas pelos Amadores de Alenquer, bravo grupo inexplicavelmente não aceite no seio da Associação (que se diz Nacional...) de Grupos de Forcados. Seis pegas à primeira e só uma à segunda falam por si do valor deste grupo - que é de primeira, quer queiram, quer não queiram.
Com a presença de José Castelo Branco como convidado especial, a corrida foi muito bem dirigida por Francisco Calado, antigo cabo dos Forcados das Caldas e diligente director de corridas, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Nobre.
A maioria dos cavaleiros brindou as suas lides ao novo cavaleiro Filipe Ferreira.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com