terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Grupo do Ribatejo: pressões externas obrigam a mudar de cabo



João Machacaz (foto da direita) abandona a chefia do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo e o novo cabo será Pedro Espinheira (foto da esquerda).
Em comunicado publicado na sua página oficial da rede social "Facebook", o Grupo do Ribatejo revela que a mudança se fica a dever a "muita pressão criada sobre o nosso cabo", que após "muita ponderação durante algum tempo, viu-se sem armas devido a estarem pessoas fora do grupo a querer colocar o bom nome e imagem do grupo em cheque, nomeadamente alguns grupos da chamada elite".
João Machacaz, um dos grandes forcados do momento e o cabo que reconduziu os Amadores do Ribatejo (um dos grupos mais antigos do país) à ribalta e aos primeiros lugares do escalafón, decidiu colocar o lugar à disposição, "expondo as suas razões, as quais o grupo ficará com elas na manga". Houve uma primeira reunião com apenas alguns amigos e depois uma outra, já oficial, com a direcção e todos os forcados, onde o cabo reafirmou a decisão de abandonar e onde a esmagadora maioria dos forcados pediu que o não fizesse. Mesmo assim, João Machacaz pediu que "respeitassem a sua decisão" para que "o grupo seguisse em frente". Após votação, Pedro Espinheira foi eleito novo cabo.
Para trás ficam, "na manga", as razões que terão levado Machacaz a abandonar a chefia do Grupo de Amadores do Ribatejo e, por conhecer (ou talvez não tanto como isso...) ficam as pressões e os que pressionaram e porque pressionaram a que esta situação tivesse ocorrido. Um tema que ainda vai fazer correr alguma tinta...

Fotos D.R. e Emílio de Jesus