domingo, 12 de abril de 2015

Apresentada ontem no santuário da ganadaria Veiga Teixeira a corrida de 1 de Maio em Montemor

Da esquerda para a direita: João Caldeira (quando fazia a apresentação da corrida),
Rui Bento (representando Moura Jr., a contas com uma gastroenterite), Salgueiro
da Costa, João R. Telles, o ganadeiro António Francisco da Veiga Teixeira, Diogo
Sepúlveda e António Vacas de Carvalho (cabos dos grupos de Santarém e
Montemor) e os também organizadores da corrida João Cabral, Frederico Caldeira
e João Braga
Visita aos toiros na antiga carrinha da ramona de Montemor, hoje propriedade do
ganadeiro António Veiga Teixeira, que a conduziu
Henrique e José Maria, os campinos da Casa Veiga Teixeira e, ao fundo, os toiros
Miguel e Ana de Alvarenga com o ilustre ganadeiro António Veiga Teixeira,
ladeados pelos campinos da casa, José Maria e Henrique


Manhã bem passada, ontem, na histórica Herdade do Padrogão, o mítico santuário da muito prestigiada ganadaria Veiga Teixeira, entre Coruche e Montemor, onde foi feita a apresentação da corrida que no próximo dia 1 de Maio (sexta-feira, feriado nacional) promete esgotar a praça de Montemor-o-Novo.
Organizada pelos jovens forcados montemorenses João Braga, João Caldeira, João Cabral e Frederico Caldeira com o apoio dos empresários da praça, Simão Comenda e Paulo Vacas de Carvalho, a corrida conta com as participações de João Moura Júnior, João Ribeiro Telles e João Salgueiro da Costa e dos grupos de forcados de Santarém e Montemor, que disputarão o afamado e regressado troféu "Barra d'Ouro". Apartados para esta primeira grande competição da temporada estão oito imponentes toiros de Veiga Teixeira, daqueles que, como o ganadeiro sublinhou, "causam pesadelos aos toureiros".
Na apresentação da corrida marcaram presença os cavaleiros e forcados, à excepção de Moura Jr. que, a contas com uma gastroenterite (depois do triunfo de quinta-feira em Lisboa) se fez representar pelo seu apoderado, Rui Bento.
A festa começou com uma demonstração de pegas a cargo dos Forcados de Santarém e de Montemor, que demonstraram estar, como sempre, em grande forma, frente a duas belíssimas vacas da casa.
Depois de uma breve apresentação do festejo feita por João Caldeira, os intervenientes disseram, a pedido do "Farpas", o que esperam da corrida de 1 de Maio em Montemor, seguindo-se um beberete e uma visita - guiada pelo próprio ganadeiro, António Francisco da Veiga Teixeira - aos toiros. Ficámos a saber que a ilustre ganadaria lidará este ano toiros nesta corrida em Montemor, dois dias depois (3 de Maio) em Vila Franca e ainda nas praças de Moura, Figueira da Foz e Coruche.
Amanhã, fique a conhecer as expectativas do ganadeiro e dos artistas para a tarde de 1 de Maio em Montemor e veja também a foto-reportagem de Emílio de Jesus da agradável manhã de ontem na Herdade do Pedrogão - a não perder!

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com